Já houve um tempo em que os desfiles do Dia da Independência atraia um enorme público para a Avenida João Moraes de Sousa, com o envolvimento de praticamente todas as famílias que vigiavam e auxiliavam os professores com as necessidades de seus pupilos.
Já não vemos aquela riqueza de representatividade temática com pelotões que até utilizavam cavalos, carros alegóricos, expectativas nas apresentações das bandas, dos destaques marcantes dos pelotões e das balizas, cujas roupagens e coreografias eram conservadas com muito sigilo.
A oferta de farda gratuita para os alunos na gestão do ex-prefeito Nilton Ferraz até que acentuou um ânimo a mais para que a comemoração cívica que é uma tradição não vacilasse ao declínio.
É compreensível que diante das precariedades vivenciadas na realidade escolar luziense, que sofre com tantas necessidades básicas, muitos alunos e suas famílias não encontrem motivos para enaltecer a nossa pátria, "mesmo quando ficam sob a ameaça de perder pontos no boletim", justificou ao nosso blog pai e mãe de um aluno que mora na Vila Santo Estêvão e não participou do desfile.
A pesar de tudo, ficam aqui os parabéns do blog aos integrantes da banda, os alunos, pais e aos jovens da Igreja Adventistas, que há décadas dão um verdadeiro show nesta data.