Pages

sábado, 10 de dezembro de 2016

Secretaria Municipal de Educação da cidade Centro do Guilherme realizou nesta sexta-feira (09) o 'I SARAU LITERÁRIO E CULTURAL'


Destaques aos repentistas e cantadores de viola
Com o foco voltado para estimulação e o hábito da leitura entre professores e estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) da cidade de Centro do Guilherme, desenvolveu com as ajudas de toda a equipe de professores e alunos do município, as atividades de leitura e apresentações culturais do I Sarau Literário e Cultural Aprendendo e Ensinando, focada nas atividades de leitura à poesia, dança, teatro e música. 
v
Segundo esclareceu o secretário municipal de educação, professor Ezequiel da Silva Almeida, o trabalho envolveu todas as escolas, inclusive as mais longínquas do município, localizadas na zona rural. "O projeto levou em consideração a temática das produções literária do Nordeste brasileiro e encerra o ano letivo juntando a valorização do conhecimento literário com um entretenimento necessário no ambiente escolar no final do ano", explicou o secretário.
v
Escritor Thiago, da AMEI
O gosto e o hábito pela leitura e as atividades culturais, foram apreciados através das diversas apresentações das escolas, dos cantadores de viola (repentistas), e do contato com escritores da Região do Alto Turi e da capital São Luís, que estiveram no evento na qualidade de convidados especiais.  Os poetas Luis Magno (de Santa Luzia do Paruá) e "Lirinha" (de Presidente Médici), e os escritores da Associação Maranhense dos Escritores Independentes, a AMEI, explanaram sobre si e seus trabalhos literários. Em nossa página no face, destacamos vídeo com os cantadores de viola, veja AQUI.
c
O professor Flávio, que estava à frente da organização, justificou a necessidade de que aconteçam mais eventos de incentivo à leitura na região, disse ele que "A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, e  consequentemente, à proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático". E completou: "Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras".
Destaque aos poetas do Alto Turi e da Associação Maranhense dos Escritores Independentes - AMEI
Estandes de leituras na praça