Pages

sábado, 27 de maio de 2017

Prefeitura de Santa Luzia do Paruá realiza a 1ª Reunião Pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na intenção de envolver a participação da comunidade nas discussões para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santa Luzia do Paruá, SEMEA, realizou na manhã deste sábado (27), a 1ª Reunião Pública de discussão preliminar sobre o tema.
Através de uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, a Prefeitura empreendeu no Plenário da Câmara Municipal, um encontro com moradores do município para apresentação dos objetivos e metas do plano e colher as sugestões da população para a formulação de estratégias de atuação para esta área, abrangendo os quatro componentes do Saneamento Básico: Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; Drenagem e manejo das águas pluviais; Limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.
O Prefeito Plácido Holanda, os vereadores Felipe Ferraz e João Teixeira, secretários e assessores municipais, e vários populares santa´-luziense participaram ativamente dos trabalhos, conduzidos pelos técnicos da Universidade Federal Fluminense, entre eles, os engenheiros ambientais Dimas e Naara, que apresentaram o PMSB.   Eles formularam debate sobre resíduos sólidos, e explicaram as fases do planejamento em âmbito municipal.
O Prefeito Plácido Holanda antecipou em dizer que o município se prepara para trazer radicais melhorias na modernização do matadouro público e para se adequar as exigências de implementação de políticas públicas na adequação do lixão da cidade, mediante as possíveis parcerias com os entes federativos.
Como se sabe que a elaboração do Plano é condição para que o município receba recursos da União destinados a serviços de saneamento básico, a administração por meio da SEMEA empreende todos os seus interesses a fim de trazer as melhorias que o meio ambiente precisa.
Com a aprovação do PMSB o mesmo torna-se um documento de referência de desenvolvimentos de ações no município, pois neles estão contidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento das principais necessidades. O Termo de Execução Descentralizada (TED) é uma das condições que inferem a cooperação técnica para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no município.  
"Não´poderemos ter a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico se não tivermos o apoio da sociedade, por isso precisamos unir as nossas forças a fim dex promover o bem da coletividade", enfatizou o secretário Wilame conclamando as participações do povo. Segue vídeo que destaca a participação do Prefeito Plácido Holanda: