Com
o pátio da 'Escola CEPCOM' completamente lotado, o Ministério Público do
Maranhão lançou no município de Santa Luzia do Paruá, na manhã desta
quinta-feira, 08, o projeto “Ler, escrever e pensar – conscientizar para
transformar”, que tem o objetivo de despertar a consciência crítica de alunos
das redes municipal e estadual de ensino por meio da leitura, tendo como foco o
combate à corrupção. Esta é a primeira edição do programa — idealizado pela
promotora de justiça Maria José Lopes Corrêa, da Comarca de João Lisboa — em
Arari.
Acolhidos pelos alunos do
CEPCOM e pelo Diretor da unidade de ensino Ozéias Menezes, participaram do
evento autoridades do Ministério Público do Maranhão, tais como o Procurador
Geral de Justiça Dr. Gonzaga Martins Coelho; o Promotor da Comarca Luziense,
Dr. Hagamenon de Jesus Azevedo; o Juiz da Comarca Dr. Dr. Rodrigo Costa Nina; a
Promotora de Morros integrante do CAOP, Dra. Erica Beckman; e o Diretor
da Secretaria do MP para assuntos institucionais, Dr. Marco Antônio dos Santos Amorim.
Do Poder Executivo e Legislativo municipal estiveram diversos
representantes das secretarias das câmaras de vereadores que sinalizam
interesse pela causa do MP, e dentre estes destacamos as presenças da
Secretária Eulália Muniz (SEMED), 'Zé Rubens' (SEMAD) e Vereador João Teixeira,
do PSB, ambos da cidade luziense. Além de representantes da sociedade civil, na
plateia, estiveram presentes muitos estudantes, professores, gestores e
servidores.
O projeto envolverá escolas do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, totalizando um alcance de centenas de alunos das cidades abrangidas pela comarca (Presidente Médici, Nova Olinda e Santa Luzia do Paruá).
O projeto “Ler, escrever e pensar” consiste na leitura do livro “O que faz do Brasil, Brasil”, de Roberto DaMatta, e em um concurso de redação, cuja elaboração deve ser inspirada na obra. Palestras e debates sobre os males e o combate à corrupção serão apresentados no decorrer do projeto. No final, os três melhores textos serão premiados, com um smartphone (3º lugar), um tablet (2º lugar) e um notebook (1º lugar).