Refletindo um momento de despertar na produção rural luziense, a 'feirinha' organizada por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Praça da Matriz, ganhou neste sábado (22), o efeito de grande evento e de estímulo à vocação do município que é sobretudo de exportação de alimentos oriundos de sua reflorescente agricultura, apicultura e pecuária, principalmente nestes tempos de progresso vividos na gestão do Prefeito Plácido Holanda. Em vídeo os depoimentos do Coordenador Geral Josivan:
Foi de ante destes precedentes da atual realidade agrícola luziense que a Secretaria Municipal de Educação - Semed, por meio das unidades pólos do Programa Projovem Campo - 'Saberes da Terra', realizou a sua I Feira Livre sob o tema 'Juventude do Campo em Movimento'. O evento que lotou a Praça da Igreja Matriz foi animado ao som de 'Keila Kelly & Banda', que é empresariada pelo conhecido locutor luziense Tony Matos.
Entre os produtos mais típicos da produção autóctone de nossa urbe rural estiveram em exposição à venda a melancia, o açair, o feijão, etc., e o artesanato local também incrementou a laureada atividade de sucesso realizada pela Semed.
Segundo o Coordenador Geral do Programa no município, o Professor Manoel Josivan Nascimento Lisboa, a Semed detém quatro unidades pólos em sua atuação em favor de uma educação voltada aos alunos que moram no campo, são elas, o povoado Jacunicaua I, Quadra XXII, o Centro do Leelau e o Paruá.
O projeto alusivo à feira é um dos únicos momentos a que se viu numa presença concreta das turmas nas culminâncias de projetos que inferem a valorização das aulas dadas pelos professores que atuam em turmas ainda deixadas pela gestão anterior. (Aliás antecipamos informar que o evento de formatura destes alunos acontecerá no próximo mês de agosto!)
Ao todo são 85 alunos que encerram ao final deste mês um ciclo, que agora, na gestão da Secretária Eulália Muniz à frente da Semed tem recebido um dinamismo incomparável, isso graças a uma coordenação bem escalada nas coordenações dos Pólos Paruá-Leelau e Jacunicaua I-Quadra XXII.
A credibilidade notada na atuação da Semed já criou uma expectativa para a formação de novas turmas. A procura por vagas já foi iniciada e segundo Josivan, haverá a necessidade de ampliação de mais salas de aulas na continuidade do programa em Santa Luzia do Paruá.