Pages

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Casamento comunitário promovido pela Comarca de Santa Luzia do Paruá beneficiou 89 casais no último final de semana

Em cerimonial dirigido pelo Juiz da Comarca de Santa Luzia do Paruá, Dr. Rodrigo Costa Nina e a participação do Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador Cleones Carvalho Chuna, celebrou-se, na última sexta-feira, 10 de novembro, às 11h, um Casamento Comunitário gratuito no Ginásio Poliesportivo Desembargador Jorge Rachid.

Confirmou-se a participação de 89 casais, todos residentes na comarca judiciária santa-luziense. Alguns dos noivos obtiveram destaques no evento e receberam brindes e aplausos de todos os presentes. Foram destaques: Jose Inácio Lima Lobato e Elcilene Brito Ferraz, Wemerson Melo Costa e Thais Teixeira dos Santos (casais mais novos), Celson dos Santos Sousa e Valdirene Marques da Silva (casal portador de necessidades), Éric Leonardo Dantas de Andrade e Clemilda dos Santos Sousa (casal com criança recém nascida), Expedito da Conceição Lima e Luzimar dos Santos Silva (casal mais velho).

Os noivos Glória Cabral Rbeiro (Secretária Municipal da Mulher) e Raimundo Nonato Edwirgem Sousa, (empresário), representando os demais casais participantes, foram os primeiros do ato cívico a receberem da parte do Juiz Dr. Rodrigo e do Desembargador Cleones o rito formal com direito a entrega da certidão e o beijo nupcial do casório. Seguiram-se daí o casamento dos demais com os auxílios dos Juízes de Direito Douglas Lima da Guia, Tereza Cristina Franco Palhares Nina, Michele Amorim Sancho Souza e Rafael Felipe de Souza Leite. O Promotor de Justiça Dr. Hagamenon de Azevedo também prestigiou o evento.

A cerimônia contou com as parcerias das Prefeituras dos municípios de Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá, juntamente com alguns comerciantes que fizeram doações de brindes que sorteados entre os casais. Neste sentido, foram parceiros neste projeto, a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá, Prefeitura de Presidente Médici, Lene Farma, Vanessa calçados, Beatriz Modas, Ronny Calçados e Confecções, Armazém Lacerda, Casa Ramalho, Dr. Emerso Advocacia, Mateus Variedades, Veterinária Silva, Relojoaria São José, Drogaria Viana, Thais Variedades, Mercadinho Pinheirense, Armarinho Araújo, Comercial Chaves, José Carlos, Fazenda Santa Rosa e Deuzimar Carlos. É digno de menção o envolvimento das serventias extrajudiciais de Nova Olinda do Maranhão, Cartório do 2 Ofício de Santa Luzia do Paruá e Ofício único de Presidente Medici. O Prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda, discursou em nome das demais autoridades.

A realização enriquecedora para a região está dentro de um planejamento coordenado pelo poder judiciário por meio do “Ação Global”. Todos os atos de registro civil necessários à realização dos casamentos foram gratuitos para os noivos, que foram dispensados do pagamento das taxas referentes às despesas cartorárias por meio do projeto “Casamentos Comunitários”, promovido já pela segunda vez na comarca.

Os custos dos processos de habilitação, o registro e as certidões serão ressarcidos aos cartórios pelo Poder Judiciário, com recursos do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais do Maranhão (FERC), que tem a finalidade de captar recursos financeiros destinados a assegurar a gratuidade dos atos de registro civil praticados pelas serventias extrajudiciais do Maranhão. Seguem nosso álbum de fotos, já publicadas na fan page da Prefeitura de Santa Luzia do Paruá: