Pages

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Demostrando gratidão ao Governo do Estado, a Vereadora NOVINHA e a gestão do Prefeito Plácido Holanda, alunos certificados pelo IEMA aprovaram as formações dos cursos da edição de 2017 em SLP

Veja o álbum publicado em nossa fan page, click AQUI.
Os alunos do IEMA, polo vocacional de Santa Luzia do Paruá foram certificados após concluir os cursos de apicultor, inglês básico e inglês intermediário. 

A cerimonia de entrega dos cerificados aconteceu nesta última sexta-feira (1º de dezembro), às 19h30, no Centro Educacional Professor Cleobeto de Oliveira Mesquita e contou com as participação da Vereadora NOVINHA, do PT, que junto com o Prefeito Plácido Holanda, são as duas principais referências do elo contínuos de formações do IEMA em nossa cidade. Autoridades do estado e o Deputado Bira do Pindaré, se fizeram presentes para prestigiar o evento.

Maria das Virgens Santos Veigas, coordenadora do IEMA em Santa Luzia do Paruá, ressaltou que a certificação é um marco para a cidade. Pontuou que foram três meses de muito trabalho, desafios e conquistas. “É uma grande satisfação para o município certificar estes formandos. O IEMA é uma oportunidade para quem quer se qualificar no município.”


A certificação em Santa Luzia do Paruá contou com a presença do magnífico reitor do IEMA, Jhonatan Almada. O reitor pontuou que o Instituto está crescendo a cada dia e se fortalecendo entre os maranhenses na região de Santa Luzia e anunciou que, em 2018, um curso na área da produção leiteira será ofertado na unidade. “O Maranhão precisava de um governador de coragem para investir em educação como o Governador Flávio Dino está fazendo. A educação é um investimento caro, de retorno de médio e a longo prazo, mas o governador Flávio Dino tem investido na educação. Hoje o IEMA é referência nacional em robótica, por exemplo. Estou falando de apenas três anos de trabalho”, afirmou Almada, que ainda citou outros programas do Governo do Maranhão como o Mais asfalto, os hospitais regionais, o investimento em agricultura e em saúde.

Jhonatan Almada fez um agradecimento especial aos alunos e disse que o ‘o conhecimento que vocês adquiriram é um bem que ninguém poderá tomar’. O reitor pediu ao público que não esqueça a parceira da prefeitura com o Governo do Maranhão. “Onde o IEMA tem parceria de verdade com a prefeitura acontecem coisas maravilhosas”.

José Plácido Souza de Holanda, prefeito de Santa Luzia do Paruá, disse que a cidade é a única cidade da região que tem uma escola de tempo integral e parabenizou ao deputado estadual Bira do Pindaré pelo trabalho que desenvolve na região. "Deputado, nós somos a única cidade da região que tem uma escola em tempo integral, queríamos mais do que uma, porém o município ainda não tem condições de arcar sozinho. Quero agradecer a forte parceria, que o governo do estado tem tido com a prefeitura de Santa Luzia do Paruá e com o povo Santa Luziense", ressaltou. 

Um dos mentores do IEMA, Deputado Estadual Bira do Pindaré elogiou o trabalho realizado pelo IEMA na cidade e falou da importância da escola técnica. Para o deputado, ‘quem faz um curso, um dia vai ajudar a cidade a se desenvolver’. “Estamos investindo nas pessoas, na educação. Isso não e visto por muitos como quem inaugura algo de cimento e instala uma placa. Mas foi o caminho da educação que proporcionou aos países mais desenvolvidos avançar.” Bira afirmou que o Governo do Maranhão investe nos cursos vocacionais em Santa Luzia do Paruá, mas que logo o município contará com uma unidade permanente. “Vai começar com uma unidade vocacional, mas logo será uma unidade plena. O caminho é esse, temos de prosseguir.” 

Celso de Souza Gomes (45 anos de idade), que é caminhoneiro, radicalizou e fez o curso de apicultura. Com o certificado em mãos, fez questão de afirmar que agora vai realizar o sonho de sua vida. “Eu dirigia, mas esperava uma oportunidade como esta. Vou trabalhar no campo. Já adquiri algumas caixas, agora em março vou começar a criar as abelhas”, disse o homem ao afirmar que é grato ao Governo do Maranhão e a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá Franck Wagner, do curso (25 anos de idade), do curso de inglês básico, contou que a certificação era um momento especial para ele. “Agora quando eu for apresentar o meu currículo, vou ter o inglês, que é muito importante para o mercado de trabalho”, disse Franck, que agradeceu ao prefeito municipal, ao deputado Bira do Pindaré e ao Governo do Maranhão pela presença do IEMA em Santa Luzia do Paruá. Segue vídeo com apresentação da turma de Inglês Básico: