Pages

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

ATENÇÃO MELIPONICULTORES & APICULTORES! Previsto para DIA 09 DE MARÇO EM SLP o I FÓRUM DE MELIPONICULTURA da Região do Alto Turi

Com o intuito de ampliar conhecimentos e discutir a realidade da atividade apícula turiense quanto a produção do "Mel de Tiúba", a Universidade Estadual do Maranhão, através do Centro de Ciências Agrárias - CCA e do Mestrado Profissional em Defesa Animal estará promovendo em 09 de março, em Santa Luzia do Paruá, o I FÓRUM DE MELIPONICULTURA da Região do Alto Turi.
Reunindo diversos apicultores e melipolnicultores da cidade luziense e suas adjacências, o evento será sediado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que fica localizado atrás do Mercado Municipal. O início da programação será às 8hs. da manhã e está aberto a todos o interessados!
Entre os assuntos mais interessantes a serem pautados a nível de uma apresentação meramente acadêmica, estão a proposta da pesquisa para o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade - RTIQ e sobre as Linhas de Financiamento para a Atividade da Meliponicultura no estado com foco na região do Noroeste Maranhense. 
Este imperdível evento conta com as articulação da luziensíssima Dra. Júlia Raquel Braga de Sousa, Médica Veterinária que é Mestrando em Defesa Sanitária e Animal e é orientado pela Dra. Francisca Neide Costa (Professora de Mestrado).  O mesmo contará com diversas outras contribuições demonstradas por meio de palestras a serem empreendidas por representantes de Intuições Bancárias (Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Banco do Nordeste) e também por técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária - AGED, tais como a Engenheira Agrônoma Iolanda da Conceição Sousa (Fiscal), a Médica Veterinária Alana Raissa de Araújo Silva, o Clenilton Santos Almeida Júnior (Responsável pela Sanidade Apícula na AGED) e o pelo Dr. José Malheiros Silva, que é Diretor de Pesquisas da AGERP - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão. 
O evento segue a tendência de vários acadêmicos no estado quanto a necessidade de se valorizar o mel nativo, tendo em vista que só na Região do Alto turi, pelo menos 18 cidades realizam o manejo e comercialização deste tipo de mel.
O mel da abelha de tiúba é um produto natural que possui características únicas, e se diferencia pela doçura, sabor e seus aromas. Geralmente apresentando baixo teor de açúcar, uma moderada acidez e médio teor de minerais. APICULTORES, MELIPONICULTORES OU QUALQUER INTERESSADO PELA CADEIA DE PRODUÇÃO DO MEL ESTÁ CONVIDADO Á PARTICIPAR!