Pages

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Articulações da Prefeitura de SLP atrai visita dos técnicos da SAĢRIMA que comprovam in locu o potencial luziense na cadeia do Mel

A prefeitura municipal de Santa Luzia do Paruá recebeu nesta terça feira dia 08 de junho, uma visita da SAGRIMA por meio da Secretaria Adjunta de Relações Institucionais, Rosany Aranha e outros da comitiva. 

Estiveram também presentes, o prefeito Vilson Ferraz e os Secretários de Articulação Política (Dequinha), Meio Ambiente (Manoel Matias) e de Agricultura (Flailson Almeida).

A visita é resultante das reuniões entre a Prefeitura e a Sagrima e também de solicitações realizadas pela Prefeitura no primeiro mês da gestão (Veja aqui), de projetos e insumos para apoio das cadeias produtivas do nosso município (Veja álbum, aqui).

A comitiva do Estado buscou ter maior conhecimento do potencial produtivo da cadeia do mel regional. 

Seus técnicos atestaram esse enorme potencial de Santa Luzia do Paruá a cerca da cadeia produtiva do mel ao visitar as estruturas da TURIMEL (associação local, representadas na ocasião pelos sócios fundadores Sr. Doda e Chico da caçamba) e Prodapys (empresa particular de outro Estado da Federação) assim como outras empresas de várias unidades da Federação. Na visita às estruturas da TURIMEL a equipe pode conhstatar o enorme potencial da entidade ao ver suas estruturas prediais (importante ressaltar que a atual Gestão Municipal busca alavancar e apoiar esse grupo tão importante para a cadeia do mel regional que é a TURIMEL).

A segunda visita do dia se deu nas estruturas do que seria o novo abatedouro municipal, localizado na quadra 24, porém, fomos notificados que a obra está para tomada de contas especiais do TCE por conta da má administração da última gestão Municipal por não ter garantido a correta condução das obras e o correto uso dos recursos públicos destinados à construção daquela unidade.

Dando continuidade às visitas apresentamos à equipe da SAGRIMA o potencial da AQUICULTURA do município visitando uma unidade local de reprodução de peixes tropicais localizada na localidade de Paruá, responsável por produzir mais de 1 milhão de alevinos no último ano, das mais diversas espécies tropicais (Tambatinga, Piauaçu, Curimatá Pacu, Matrinxã, Pangasius, Pirarucu).