Foto: Zeqroz Neto. Parte dos integrantes da Caravana Maranhense "A alegria vai tomar posse" |
Caravanas chegando a Praça dos Três Poderes em Brasília |
Adotando uma política de maior aproximação com as sedes municipais, a direção do PT Estadual, hoje sob o comando do Francimar Melo resolveu dividir entre a capital e o interior do estado, a chance de fazer parte de um dos momentos mais históricos de nosso país. Cerca de 20 cidades foram representas neste ato de valorização das lideranças, que militam como vereadores, em cargos de direção do partido, assessoria de comunicação e mais. São Luís, Arame, Açailândia, Imperatriz, Buriticupu, Viana, Monção, Mata Roma, Santa Luzia do Paruá, entre outros, cumpriram esta missão sem precedentes na história da sigla no Maranhão.
Presidente do PT/MA com o Vice-presidente da República Geraldo Alckmin |
A saída de São Luís, as 19h do dia 29 de dezembro completou um itinerário de cerca de 36 longas horas de viagem, sendo concluída no início da tarde do dia 31. Os cinco transportes que deram condução aos grupos na Caravana "A alegria vai tomar posse" se abrigaram principalmente na Granja do Torto, local reivindicado como morada de Lula em seu primeiro mandato.
O Presidente Estadual Francimar Melo, assim como outras autoridades maranhenses, integraram-se com o Ministro da Justiça, Flávio Dino, para acompanhar de perto a cerimônia protocolar que deu posse a Lula e testemunhou no gesto de acesso pela rampa do palácio, as provas de que a República foi devolvida para a sociedade brasileira. "Uma posse emocionante, de retorno da liberdade e do respeito aos partidos políticos e à dignidade das pessoas", declarou Francimar Melo após ver uma mulher negra, ex-catadora de lixo e beneficiária do Bolsa Família, Aline Sousa, colocar a faixa de presidente em Lula.
Aline Sousa colocando a faixa de presidente em Lula |
No fronte das multidões, onde brasileiros nortistas e sulistas disputavam cada centímetro da Praça dos Três Poderes, as emoções concentradas no discurso de Lula no Congresso e no Parlatório esbaldavam-se num misto de alívio e de alegria diante das afirmativas direcionadas aos direitos sociais, geração do emprego e renda, políticas econômicas, salários e, claro, à transparência, com as revogações dos sigilos de 100 anos. Palmas, coros animados e lágrimas preenchiam aquela sensação de cumplicidade entre o povo e o Presidente Lula, seja pelos ideais democráticas mais justos para a coletividade, seja pela origem simples que teve o Nordestino mais amado da atualidade. "A volta da fome é um crime, o mais grave de todos cometidos contra o povo brasileiro", disse o Presidente Lula no parlatório (Discurso completo, Aqui), criticando, por exemplo, aos retrocessos deixados na gestão do adversário antes de mencionar a "fila do osso". Ainda no Congresso (Discurso completo Aqui), também o tema do Covid foi pautado, seguido da emblemática e conclusiva frase de Lula: “O que o povo brasileiro sofreu nestes últimos anos foi a lenta e progressiva construção de um genocídio”. O público gritou por várias vezes "Sem anistia", dando aí a extensão do ressentimento contra aqueles que desrespeitaram as vidas dos brasileiros.
Sabe-se que o acesso de maranhenses a posse de Lula, também se deu por iniciativas particulares de eleitores que se preparam por meses, mas, no caso da caravana oficial do PT Estadual, cerca de 250 militantes foram beneficiados diretamente no evento da posse. Das iniciativas particulares, duas chegaram ao conhecimento de nosso blog, a de Barra do Corda, organizada pelo líder petista Sargento Vieira, e, na capital São Luís, o companheiro Noleto também conduziu uma Caravana. Seguem foto:
Caravana Barra do Corda, coordenada pelo Sargento Vieira |
Caravana ludovicense coordenada por Noleto |
Somos mais de 30 mil. Torne-se membro da fan page de nosso blog no facebook, click em Blog do Luís Magno Alencar: