domingo, 28 de maio de 2017

Visando reduções no déficit de reprovação nas séries de 4º e 5º anos do EF, técnicos da SEMED lançam programa inovador para a história luziense!

Veja outras fotos que estão publicadas na página da prefeitura, click AQUI

Se a aprendizagem dos alunos de Santa Luzia do Paruá nos últimos anos tem-se apresentado deficitária em muitos pontos, a nova gestão da Secretaria Municipal de Educação tem pressa em buscar soluções.

No último sábado, 27.05.17, a SEMED lançou o Programa de Orientação de Ensino Complementar – o POEC, um projeto de iniciativa própria, municipal, que não tem relação com as iniciativas do Governo Estadual ou do MEC, que visa minorar o déficit educacional dos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em destaque a Coordenadora do POEC, Professora Ciane
Atuando na formação dos professores, o programa buscará explorar os conteúdos do livro didático dos alunos, em encontros quinzenais realizados aos sábados. A ideia é discutir os principais problemas de aprendizagem nas duas áreas e elaborar metodologias que possam ajudar na solução desses problemas.

No encontro de abertura, os professores formadores de Língua Portuguesa e de Matemática, Jocelmo Aires e José Santos, respectivamente, levaram aos cursistas dinâmicas de trabalho que exploram a alfabetização, a leitura, a aritmética e o raciocínio lógico. Os temas de cada oficina são acordados em conjunto e os cursistas dão sugestões conforme a necessidade de sua sala de aula. A formação terá carga-horária de 80 horas e a certificação será expedida pela Secretaria Municipal de Educação.

O POEC pretende atuar, ainda, oferecendo aulas de reforço, no contraturno, para os alunos que apresentam maior dificuldade na disciplinas-alvo. Segundo o prefeito Plácido Holanda, a SEMED terá toda autonomia para criar os projetos que se fizerem necessários para a melhoria da Educação Municipal. “A SEMED é livre para criar e agir. O que estiver ao nosso alcance para ajudar na aprendizagem de nossas crianças, faremos”, garantiu.

Para a Secretária da pasta, professora Eulália Muniz, o POEC é uma estratégia inovadora, já que parte das necessidades dos alunos, seja na criação de metodologias de ensino, seja nas aulas complementares, de reforço. A ideia é melhorar o IDEB local, atualmente em nível abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação. “Vamos atuar em duas frentes: na formação dos professores e nas aulas de reforço, mas precisaremos do esforço de cada um para conseguirmos melhorar nossos índices”, esclareceu.

Estiveram presentes na abertura, ainda, o Secretário de Administração, José Rubem Tenório, gestores escolares e coordenadores da equipe técnica da SEMED.

Por Ascom/Semed
e BLMA