terça-feira, 7 de setembro de 2021

Dom José Eustáquio e Dom Paulo Polidoro preparam as ordenações de dois novos diáconos para a ICAB em Viana

Com alegria, a diocese da Igreja Católica Apostólica Brasileira/ICAB em Viana (Site), no Maranhão, e seu Bispo, o Dom José Eustáquio Neto e o bispo auxiliar Dom Paulo Polidoro, anunciam a ordenação de dois novos Diáconos. 

Trata-se dos postulantes, Luis Magno Alencar Andrade (maranhense de Santa Luzia do Paruá) e Francisco José da Cruz Alves Machado (piauiense de São João da Serra). 

A cerimônia acontecerá no Dia da Padroeira Nossa Senhora Menina (feriado municipal), em 08 de setembro de 2021, às 9h, na Catedral Diocesana, localizada no Bairro da Barreirinha sede diocesana de Viana

Em decorrência da pandemia de Covid-19, a celebração será realizada seguindo todos os protocolos de segurança dos órgãos responsáveis. Devido ao número limitado de participantes a ordenação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese (https://www.facebook.com/paroquiansmenina), contando com as presenças do clero e fiéis.

Os candidatos receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelas mãos de Dom José Eustáquio Neto, com rito cerimoniado pelo bispo auxiliar da diocese Dom Paulo

Sobre os postulantes

Luis Magno e Francisco escolheram como lema para seu diaconato o décimo primeiro versículo do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus: “Maior est vestrum erit omnium servus”, que significa “O maior entre vós deverá ser servo” (Mt.23,11)

O postulante Luís Magno iniciou sua caminhada de discernimento vocacional ingressando na Igreja em 2016, no ano seguinte iniciou o curso de teologia no Instituto Brasileiro de Estudos Filosóficos e Teológicos/IBEFT, recebeu a batina cinza de postulante em 2018, está à frente das obras de um templo em sua cidade, onde se mantém um ponto missionário subordinado a sede paroquial coordenada por Padre Lucio em Zé Doca e como igreja, coordenou as campanhas de construção de casas para pessoas com dificuldades de moradias em pelo menos três ocasiões. O futuro Diácono Luís de Alencar (como quer ser chamado), foi seminarista da Igreja Romana nos anos de 1996 e 1997, fundou comunidades ainda pujantes e coordenou em 2014 um show com católico que ficou na história de sua cidade, tendo em vista que reuniu milhares de pessoas de várias partes do estado. O postulante não pretende seguir para ordenação presbiteral (de padre), pelo menos nos próximos meses ou anos. Luís, é professor formado em História/UEMA e pós-graduado pelo Instituto ESEA.

Já o postulante Francisco José, mais conhecido pelo apelido de "Franzecam", prosseguirá em sua caminhada rumo ao sacerdócio. O piauiense deu entrada na ICAB também no ano de 2017, tendo iniciado sua caminhada de igreja também na Igreja Romana, já que concluiu o Ensino Médio no Ginásio Santo Antônio e morava no Seminário Dom Abel Alonso Nunes, ambos ligados a Diocese de Campo Maior-PI. O postulante chegou a frequentar o seminário maior 'Dom Edilberto Dinkelborg', onde fez os estudos de Filosofia no Instituto Católico de Estudos Superiores/lCESPI, e, a formação teológica  veio a consumar-se no Centro de Estudos Teológicos/ICAB, em Viana-Ma.  Atualmente, postulante vem ajudando o Padre Jocimar Sousa nos trabalhos pastorais na Missão do Piauí, um dos últimos estados onde a presença da ICAB vem acontecendo por meio de um clero nativo.