quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

"PODE GUARDAR OS PNEUS"! Prefeito de Santa Luzia do Paruá Vilson Ferraz anunciou nesta quarta-feira (16), o REAJUSTE INTEGRAL DE 33,24% para os Professores da Rede Municipal de Ensino

Contrariando as expectativas de bastidores baseadas em muitas falácias vistas nas redes sociais, o Prefeito de Santa Luzia do Paruá Vilson Ferraz anunciou para os professores reunidos no pátio da 'Escola Cleobeto', que irá repassar de forma integral aos professores da Rede Municipal de Ensino, o reajuste de 33,24%, de acordo com o que fora determinado em portaria assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

A dura realidade na questão ficou bem esclarecida pela equipe de contadores presentes na plenária realizada para deliberar sobre o caso. Foi dito que a gestão teve que escolher entre decumprir a responsabilidade fiscal e ao mesmo tempo obedecer a Lei do Fundeb. Assessor tecnico Tom disse, por exemplo, que dos 217 municípios do estado, Santa Luzia do Paruá se tornou o 88º a anunciar o reajuste integral, pois tamanha é a dificuldade, já que agora, os gastos com os servidores saltarão de 72 para quase 90%.

Em seu discurso, o Prefeito Vilson deu bastante ênfase a dificuldades que serão enfrentadas, inclusive da necessidade de se colocar o "pé no freio" quanto aos investimentos estruturantes de reformas nas escolas, entre mais. 

O contador Dilson chamou as atenções para um fato interessante, que a necessidade de favorecimento do Censo Escolar (que impacta nas receitas do Fundeb), com o exemplo dado pelo próprio professor ao matricular os filhos no ensino público. 

Entendendo o recado, muitos professores parabenizaram o Prefeito Vilson pelo nível de flexibilização a este tipo de problemática, resolvida de forma tão rápida e até descontraída ao fazer ele uma interlocução com o Presidente do Sinserp, o "Professor Luizinho", que da base de oposição. Foi a ocasião em que se lembrou dos pneus que seriam utilizados em uma paralização!