O primeiro dentre os santos da devoção popular dos zedoquenses a ser confirmado pela história local, ainda é destaque no feriado de emancipação do município, pois o que se percebe é o quão viva permanecem as tradições da Igreja Católica Apostólica Brasileira na cidade de Zé Doca.
Isso porque a sede da paróquia católica brasileira de São Francisco das Chagas, concluiu neste ano de 2022, a sua 39ª Novena em Honra ao Padroeiro icabiense da cidade. A longa tradição religiosa completou 39 anos de ininterruptas novenas, sendo este trabalho de evangelização iniciado ainda pelo Padre Getúlio, lá pelos inícios da década de 80.
Numa programação simples e de muito reconhecimento dos fiéis ao herói da fé São Francisco, "não faltaram as similaridades entre as palavras ditas por Jesus nos evangelhos e a realização prática notadas na vida de renúncias mostradas desde sempre pelo testemunho do 'pobrezinho de Assis"', assim disse o Padre Lúcio em sua pregação.
O encerramento contou com uma missa pela manhã nesta terça-feira (04), onde foram registradas as presenças de fiéis da Igreja vindos da sede diocesana de Viana e, à noite, houve a procissão pelas ruas do Vila Barroso e as rezas de novena na sede paroquial.
A paróquia São Francisco das Chagas (Veja) é hoje uma jurisdição eclesiástica sob o comando do Padre Lúcio (e que conta com o auxílio do Diácono Luis de Alencar), e que abrange toda a Região do Alto Turi. PARABÉNS POVO AO DE DEUS E QUE VENHA O FESTEJO JUBILAR DE 40 ANOS DE PRESENÇA DA ICAB NA SEDE DE ZÉ DOCA!