Na manhã desta sexta-feira (23), técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia do Paruá reuniram–se na Secretaria de Educação com membros das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde para apresentarem a plataforma Busca Ativa Escolar, com o objetivo de aperfeiçoar a parceria entre elas quanto à identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola.
A plataforma é uma ferramenta tecnológica, desenvolvida pelo UNICEF, Instituto Tim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que possibilita o compartilhamento de dados e informações entre as secretarias, permitindo integrar as ações de intervenção para que cada criança e adolescente sejam matriculados e permaneçam na Escola, tendo a oportunidade de desenvolverem melhor suas habilidades (Veja mais).
Neste primeiro momento, os técnicos das secretarias envolvidas, juntamente com a Professora 'Ciane', que é a Coordenadora da Plataforma Busca Ativa; a Secretária de Educação, Professora Eulália Muniz; a de Assistência Social, Antonia Costa e o Secretária de Saúde, Dr. Gean César de Albuquerque, juntos, conheceram a metodologia da ferramenta tecnológica. “Precisamos romper com esse ciclo de perpetuação de pessoas com baixa escolaridade, contribuindo para que concluam seus estudos básicos na idade certa”, destacou a Secretária Eulália na abertura do evento.
De acordo com a Coordenadora do Selo UNICEF, Maria das Virgens Veiga, partir de então, serão realizadas algumas reuniões e encontros para implantação e acompanhamento do desenvolvimento das ações. "A ferramenta será de suma importância para se desenvolver políticas públicas que promovam a elevação da escolaridade no município luziense. "Temos que juntar forças para envolvermos os profissionais dos diversos setores e a comunidade em geral, para evitar que diversos fatores impeçam a saída da criança ou adolescente da escola", disse ao blog a Coordenadora Virgem.