terça-feira, 26 de julho de 2016

Justiça Eleitoral da comarca luziense reúne-se com pré-candidatos e líderes de partidos para orientar sobre as novas regras na campanha de 2016




Fotos/ Antonio Repórter e Luis Magno
A Justiça Eleitoral realizou na manhã desta terça-feira, 26, uma palestra orientativa visando as eleições de 2016. O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Santa Luzia do Paruá foi destinado aos pré-candidatos, presidentes de partidas e demais interessados da Sede da Comarca e dos outros dois municípios da jurisdição (Nova Olinda e Presidente Médici).

A palestra contou com o Excelentíssimo Juiz da 80ª Zona eleitoral, Dr..Rodrigo Costa Nina, com o Excelentíssimo Promotor Eleitoral, Dr.Hagamenon de Jesus Azevedo, e com o chefe de Cartório Eleitoral, o Isaque Brandão de Sousa.

O Chefe do cartório foi o primeiro a palestrar e chamou as atenções dos espectadores para os cumprimentos de prazos e do repasse dos documentos necessários para a plena regularidade das emissões dos registros de candidaturas.

Explanando uma relação de ações do que pode e do que não pode, o juiz eleitoral demonstrou o rigor da lei com detalhes que não podem passar por despercebidos pelos futuros candidatos para que não recebam punições. 

O Ministério Público esclareceu que o órgão estará atento as mais diversas ações dos candidatos e coligações, como os eventos e as ações que possam prejudicar a isonomia do processo eletivo

Principais mudanças para eleições 

As principais mudanças para 2016 são: Redução do período eleitoral, passando de 90 para 45 dias; Estabelecimento de limite de gastos para campanhas e a proibição de financiamento jurídico. Agora, os partidos e candidatos só poderão receber recursos de pessoas físicas e cada cidadão pode doar para o candidato ou partido, no máximo, 10% do seu rendimento bruto auferido no ano anterior do ano da eleição. Essas três foram as principais mudanças.