sábado, 3 de dezembro de 2016

Paróquia Santa Luzia inicia HOJE (03) a programação da Festa da Padroeira do município santaluziense!


Imagens da manhã deste sábado (03). Café da Alvorada com Orações do Ofício Divino
Começou na manhã deste sábado  (03), a 39ª Edição da Festa da Padroeira do município de Santa Luzia do Paruá.

Fiéis compareceram às orações do Ofício Divino, logo nas primeiras horas da manhã seguido da degustação de um delicioso café comunitário.

Na parte da noite a programação segue com a celebração de uma missa presidida pelo pároco, Pe. Francisco Moraes, que se dará em homenagem aos profissionais de trânsito. A missa contará com as participações de comunidades convidadas da paróquia para o momento litúrgico, sendo estas a comunidade de Cizino e Benedito Mendes. Esta edição terá 11 noitários na programação.


HISTÓRIA DE DEVOÇÃO

A Festa da Padroeira tem uma tradição que remonta ao ano de 1959, quando o pioneiro Raimundo Rodrigues dos Santos fundou o povoado Tracuá (hoje a Sede) e fez celebrar a primeira missa do lugar em homenagem a sua santa de devoção, Santa Luzia

A missa celebrada na presença de 5 famílias e amigos índios da etnia Ka'apor foi presidida pelo padre Adolfo Spósio, da Igreja Católica Apostólica Brasileira - ICAB, já há alguns anos instalada na cidade de Pinheiro.  

Assumida pelas levas de migrantes vindos da Região Central do Maranhão e estados próximos como Piauí e Ceará, teve a sua base devocional aproveitada pela Igreja Romana após a atuação dos padres da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, na chamada Missão do Grão-Pará-Maranhão

A presença destes padres nas missas de desobriga ocorreram entre os anos de 1972 a 1976, por iniciativa da leiga 'Dona Maria Braga', em casas de família ou em capela improvisada, até que, em 1977 aconteceu aquela que seria a primeira festa oficial, num templo já erguido em alvenaria.