terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Secretário Municipal de Saúde 'DR. GEAN' pede parcerias de outras secretarias do município para o 'LANÇAMENTO DE CAMPANHA CONTRA A DENGUE' que deveria ter sido feita na gestão passada!


Secretário Mun. de Saúde, Dr. Gean



O secretário municipal de saúde, 'Dr. Gean' reuniu-se com outros secretários e coordenadores de departamentos da administração do município de Santa Luzia do Paruá a fim de galgar parceiras a bem da urgente necessidade de uma campanha contra a proliferação do mosquito da dengue.

A reunião ocorrida no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira (24), pautou-se primeiro em apontar o caráter de urgência para o convite encaminhado aos gestores do município, colocando-se em sua retórica de justificação, as negligências dos serviços de saúde para população, principalmente nos momentos finais da antiga administração. O secretário referiu-se diretamente ao fechamento abrupto do Hospital Santa Luzia, feito sem aviso prévio ao governo de transição e ao Ministério Público, e, ao fato de não ter sido realizada em novembro passado, a campanha de praxe contra a proliferação de doenças atípicas do período chuvoso, que vai de dezembro a junho em nossa região.   

Um cronograma de atividades planejadas já para esta próxima quinta e sexta-feira (27), com as mobilizações de funcionários, estudantes e pessoas da própria comunidade, será colocado em execução a fim de sensibilizar a população para que ajude o governo municipal na eliminação dos focos de criação de mosquitos da dengue na cidade. 

Sacos de lixo serão doados pela prefeitura para que se faça o recolhimento de recipientes em potencial de reprodução do mosquito. 

A programação ficou assim, na quinta-feira, a partir das 8hs. todos os interessados em participar da mobilização deverão está na Igrejinha do Bairro São Francisco com a intenção de fazer a colagem de cartazes e entregar os sacos de lixo; na sexta-feira, a partir das 7:30hs., um grupo ainda maior irá se concentrar na Escola Carlindo Alves, de onde partirá um arrastão realizando propagandas de conscientização que cobrirá diversas ruas da cidade recolhendo os sacos de lixo. A ação de lançamento da campanha, por enquanto visa as residências da Sede, mas logo chegará a outros pontos do município. As casas que tiverem feito a limpeza de locais onde poderiam ter focos dos mosquitos receberão um adesivo de cor verde sinalizando a inexistência do Aedes Aegypti.  

O mosquito pode causar três tipos de doenças: dengue, chikungunya e zica virus. Entenda mais sobre os riscos para a saúde humana no link, AQUI.