quinta-feira, 8 de junho de 2017

Em Santa Luzia do Paruá, Ministério Público do MA lança projeto “Ler, escrever e pensar”

Com o pátio da 'Escola CEPCOM' completamente lotado, o Ministério Público do Maranhão lançou no município de Santa Luzia do Paruá, na manhã desta quinta-feira, 08, o projeto “Ler, escrever e pensar – conscientizar para transformar”, que tem o objetivo de despertar a consciência crítica de alunos das redes municipal e estadual de ensino por meio da leitura, tendo como foco o combate à corrupção. Esta é a primeira edição do programa — idealizado pela promotora de justiça Maria José Lopes Corrêa, da Comarca de João Lisboa — em Arari.
Acolhidos pelos alunos do CEPCOM e pelo Diretor da unidade de ensino Ozéias Menezes, participaram do evento autoridades do Ministério Público do Maranhão, tais como o Procurador Geral de Justiça Dr. Gonzaga Martins Coelho; o Promotor da Comarca Luziense, Dr. Hagamenon de Jesus Azevedo; o Juiz da Comarca Dr. Dr. Rodrigo Costa Nina; a Promotora de Morros integrante do CAOP, Dra. Erica Beckman;  e o Diretor da Secretaria do MP para assuntos institucionais, Dr. Marco Antônio dos Santos Amorim.  Do Poder Executivo e Legislativo municipal estiveram diversos representantes das secretarias das câmaras de vereadores que sinalizam interesse pela causa do MP, e dentre estes destacamos as presenças da Secretária Eulália Muniz (SEMED), 'Zé Rubens' (SEMAD) e Vereador João Teixeira, do PSB, ambos da cidade luziense. Além de representantes da sociedade civil, na plateia, estiveram presentes muitos estudantes, professores, gestores e servidores.

O projeto envolverá escolas do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, totalizando um alcance de centenas de alunos das cidades abrangidas pela comarca (Presidente Médici, Nova Olinda e Santa Luzia do Paruá).

O projeto “Ler, escrever e pensar” consiste na leitura do livro “O que faz do Brasil, Brasil”, de Roberto DaMatta, e em um concurso de redação, cuja elaboração deve ser inspirada na obra. Palestras e debates sobre os males e o combate à corrupção serão apresentados no decorrer do projeto. No final, os três melhores textos serão premiados, com um smartphone (3º lugar), um tablet (2º lugar) e um notebook (1º lugar).