A fim de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá, através da Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município, realizou na noite desta terça-feira (28) a cerimônia de abertura do PNAIC 2017.
Estiveram presentes o Prefeito Plácido Holanda, a Secretária Municipal de Educação, Eulália Muniz, a Coordenadora regional do PNAIC Sra. Amélia Beleza, O Gestor da Regional de Educação Ezequiel Almeida, e a coordenação do programa no município de Santa Luzia do Paruá, além de professores do pré-escolar e do 1° ao 3° ano, coordenadores, supervisores pedagógicos e gestores escolares.
Na programação, apresentação teatral, explanação sobre o Pacto (origem, objetivo, forma de trabalho e mudanças), além de relatos de experiência com a alfabetização de crianças no município.
“Quero parabenizar o prefeito municipal, por ter abraçado o programa e dar aos professores a oportunidade de capacitação profissional pensando em melhorar a qualidade do ensino no município de Santa Luzia do Paruá”, afirmou Ezequiel Almeida, gestor da URE Zé Doca.
Por meio da abordagem de temáticas que estimulam o professor a agir de forma crítica, o encontro proporcionou uma reflexão a respeito das metodologias aplicadas em sala de aula, para que de forma criativa seja possível superar as possíveis dificuldades dos educandos no processo de alfabetização.
Para o gestor municipal, Plácido Holanda, apesar de muitos desafios encontrados, o ano de 2017 será de superação. “Este ano foi um ano de muitas conquistas par o município, mas de muita luta. Apesar de enfrentarmos nesses últimos meses, uma crise financeira, continuamos investindo na educação do nosso município, pois através da educação podemos ter cidadãos comprometidos com o município”, ressaltou.
O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia do Paruá.
Ascom/Jornalista Janiel Paz