segunda-feira, 23 de abril de 2018

Sob a intermediação do MP, Governo Municipal Luziense e Governo do Estado assinam Aditivo ao TAC Nº 001/2017 que firma novo prazo para a conclusão das obras do Hospital Francisca Melo


Em reunião convocada por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Paruá, foi estabelecido um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta - TAC Nº 001/2017, que criou um novo prazo para o término das obras do Hospital Francisca Melo, um dos motivos de reivindicações populares já por vários anos na cidade. 

O encontro que envolveu a gestão do Prefeito Plácido Holanda, o Governo do Estado e o Ministério Público foi sediado na capital São Luís, na manhã desta segunda-feira (23).

De acordo com o que havia sido acordado nas cláusulas do TAC, a obra seria concluída em julho, mas em reunião do dia 27 de fevereiro os autos do Processo Administrativo em curso receberam diversas justificativas apresentadas em ofícios, que consideram a incapacidade da empresa vencedora da licitação para dar conta da obra de grande porte em questão no prazo estipulado.

Diante de documentos que firmam a veracidade das justificativas, o Promotor de Justiça Dr. Hagamenon de Azevedo mediou com os representantes do executivo estadual e municipal o prazo final para conclusão das obras do Hospital Francisca Melo de forma definitiva em março de 2019, quando seria suficiente o tempo de superação ao trânsito burocrático de uma nova licitação e distrato da construção. A cláusula terceira do aditivo determina uma multa diária no valor de R$ 1.000,00 pelo descumprimento das obrigações estipuladas no documento, sendo esta destinada ao Fundo de Proteção dos Direitos Difusos.

Em seu engajamento pelo aceleramento nas obras do Hospital Francisca Melo, o Secretário Municipal de Saúde Dr. Gean e o Prefeito Plácido Holanda, conseguiram por força de suas atuações, uma ampliação do projeto original, sendo a atual planta adaptada para um Hospital Geral de grande porte destinado a região de Zé Doca, compondo 72 (setenta e dois leitos), sendo oito leitos de internação geral e 12 (doze) na sala de medicação e observação com distribuição dos leitos obedecendo os critérios de clinicas medicas, cirúrgicas, obstétricas, ortopedia e pediatria, conforme perfil deliberado por resolução da CIB - Comissão Intergestora Bipartite. Uma verdadeira conquista do governo municipal!

Além do Secretário Municipal de Saúde Dr. Gean, estiveram colaborando com o Ministério Público representado pelo Dr. Hagamenon de Azevedo, também a Procuradora do Município, Dra. Herlinda (representando o Prefeito Plácido Holanda), os Secretários de Estado Dr. Carlos Lula (da Saúde) e o Cleyton Noleto (de Infraestrutura), que representaram o Governo do Estado. Seguem a baixo cópias do aditivo: