sábado, 28 de março de 2020

Secretário DR. GEAN destaca conquistas de sua atuação em SLP, após 3 anos de gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde

Após 3 anos e quase 3 meses de gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde em Santa Luzia do Paruá, o secretário Dr. Gean César de Albuquerque, esteve avaliando junto a redação de página, das inúmeras conquista realizadas e dos vários desafios superados ao longo de 1.1183 dias, o mais recente deles a campanha preventiva contra o corona vírus.  

Segundo o secretário relatou, o órgão recebido sem nenhuma infraestrutura de funcionamento e organização, estava na UTI más aos pouco foi recuperando-se. A organização técnica evidenciada na transparência dos repasses de dados colocados nos sites oficiais do Ministério da Saúde, por exemplo, renderam-lhe premiação em dinheiro ao município. Nenhum outro secretário da pasta da saúde se igualou ao Secretário Gean no combate de doenças endêmicas ou crônicas, beneficiando milhares de luzienses diretamente, à citar, as campanhas Agosto Dourado, Novembro Azul, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, a Campanha SLP Pele Limpa, etc.).

O secretário lembra das aquisições rápidas de ambulâncias para substituir frota envelhecida ou mesmo sucateada por outras gestões, trouxe um Hospital Militar quando não havia alternativas de internação deixadas pela antiga gestão, adquiriu moto bros nova para a vigilãncia epidemiológica do município, fez retomar as obras do Hospital Francisca Melo (onde projeto do hospital que seria de 30 leitos foi mudado para 72 leitos, sendo 10 leitos de UTI), realizou a oficina de territorialização da saúde com o propósito de garantir um atendimento das equipes de saúde da família para 100 % da população, inaugurou a Unidade Mista de Saúde do Paruá Ditoso Ferraz, ofertou uma pensão com boa estrutura para hospedagem dos pacientes em São Luís, implementou laboratórios de exames clínicos, com equipamentos modernos e automatizados de precisão, implementado ações de acessibilidade em todas as unidade de saúde, com rampas de acesso e aquisição de cadeiras de rodas em todas as unidades de saúde, fez a SEMUS realizar ou apoiar conferencias que exigia atuação direta ou bilateral de sua gestão, realizou diversos mutirões para o diagnóstico e tratamentos do glaucoma, atendendo em média 150 pacientes por ação isolada; promoveu curso de capacitação profissional para o diagnóstico e tratamento da hanseníase e foi seleto na escolha de profissionais em áreas médicas que nuca tinha obtido tanta atenção (cardiologista, pediatra, ginecologia, psiquiatria, ortopedia, cirurgião geral, endocrinologia e  ultrassonografista), ampliou e modernizou o Núcleo de Atenção a Saúde da Família – NASF (hoje na Vila Lacerda), há atendimento com fisioterapeuta, fonoaudiologa, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social etc; são ao todo 09 equipes de saúde da família com 09 médicos e 09 enfermeiros atendendo semanalmente nas 09 áreas de atendimentos.

"As atuações do secretário de saúde Dr. Gean são dignas de aplausos. Tenho acompanhado, por exemplo, o esforço descomunal que tem sido feito para realizar a contenção social preventiva ao avanço do corona vírus na cidade luziense, que fica ás margens da BR 316 e poderia vir a ser alvo pandemia. Parabenizo e agradeço ao profissional de saúde que é o secretário municipal de saúde, Dr. Gean", opinou com a página, o Chagas, que é ACS na área da Sede e Bairro São Francisco.