domingo, 29 de março de 2020

Autoridades do município luziense atendem convocação do Comitê de Prevenção e Combate ao Novo Corona Vírus e deliberam sobre prazos para reabertura do comércio


Em atuação muito concentrada no intuito de atender as orientações dos órgãos de saúde na luta contra a pandemia mundial que já confirmou 22 casos no Maranhão com uma morte, autoridades do município luziense atenderam ao convite de convocação local do Comitê de Prevenção e Combate ao Novo Corona Vírus e reuniram-se no prédio da prefeitura, na manhã da última sexta-feira (27).

Deliberado sobre os decretos do governo do Estado Flávio Dino e do Prefeito Plácido Holanda, tais autoridades questionaram a reabertura dos comércios do município ao levar em consideração a não confirmação de casos de infectados em Santa Luzia do Paruá. As reações escalonadas para por diversas manifestações de pró e de contra a reabertura comercial, consensualizou num meio termo, tendo em vista que a Secretaria Municipal de Saúde monitora 26 luzienses que voltaram para as suas casas, vindo de outros estados, onde inclusive há casos de óbitos pelo COVID 19.

Dia do fim do prazo de quinze dias que vencerá no próximo domingo (05), o posicionamento perante decisão tomada pelas autoridades junto ao Comitê foi que, caso não hajam casos confirmados de infectados na cidade o município retornará a sua normalidade, más, tudo dependerá também das decisões do estado, órgão maior com o qual a prefeitura tem se colocado à disposição para atendimento dos critérios sanitários estabelecidos.

Um dos motivos da reunião do comitê (então estabelecido pela Portaria Municipal 097/2020), foi também o de ampliar sua atuação, integrando autoridades que, estando sensíveis ao problema, pudessem deixar suas indiferenças politicas de lado e colaborar da melhor forma possível. Participaram  da plenária quase todos os vereadores da Câmara Municipal, o delegado de polícia, um representante do Ministério Público (Manoel Filho), o prefeito Plácido (que se ausentou devido a problemas de saúde), secretários do município, autoridades da área de saúde (Avelino do Conselho Municipal de Saúde, Lilia da Vigilância Epidemiológica, Dr. Erisvan da rede Municipal de Saúde, Doralice representando a Sociedade Civil, e, claro, o Secretário Municipal de Saúde Dr. Gean, anfitrião do evento na ausência do prefeito).