A Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia do Paruá adapta-se as realidades impostas pela recomendações de saúde e coloca em execução um plano de Educação Remota, onde a interação estabelecida por meio de plataformas na Internet favorecem a transmissão de aulas e a correspondência de atividades dos alunos em atendimento ao Parecer Nº05/20 do Conselho Nacional de Educação que trata do cálculo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual.
A Educação Remota foi fundamentada no ‘Documento Orientador de Atividades Complementares Não Presenciais – Aprendendo fora da escola’, de autoria genuína dos técnicos da SEMED, tendo sido até mesmo requisitado por outras secretarias municipais de educação da região. Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores, Sindicato SINSERP,
SINPROESEMMA, Conselho Tutelar e todas as escolas do município estão recebendo cópias do documento.
Apesar do isolamento, ações da SEMED sincronizadas pelo documento, dão conta de que no dia 16 de maio foram feitas as atividades do Projeto Aprender, destinado a Educação Infantil (o mesmo visa atuações dentro e fora da escola). Já o Ensino Fundamental Maior e Menor iniciaram suas aulas nos primeiros dias deste mês de junho. Para estes foi criado um canal, onde professores dispõe vídeo-aulas com sugestões de atividades e um Plano de Aula é a prova comprobatória do magistério exercido para todos os alunos que acessam os conteúdos disponibilizados em um menu interativo. “Contamos com o trabalho de todos, pois não sabemos ao certo, quando retornaremos presencial! Espero que o mais breve possível, pensando em primeiro lugar na priorização da vida e na segurança de todos”, comentou a Secretária Eulália Muniz ao nosso blog.
Pautada no princípio democrático, a SEMED enviou aos professores, um questionário que veio a confirmar o consentimento e a decisão colegiada da maioria dos docentes para que as aulas não presenciais fossem realizadas. A SEMED, POR MAIS UMA VEZ ESTÁ DE PARABÉNS! Seguem fotos de alunos em aulas on line: