O bispo titular da Diocese "católica brasileira" de Viana, no Maranhão, Dom José Eustáquio, volta a realizar as celebrações de missas, isso após 4 meses de isolamento social.
A situação de estabilidade no combate ao coronavírus, está possibilitando as celebrações eucarísticas e a exemplo de Dom José, outros membros do cleros diocesano do Maranhão e da área de missões no Piauí, já estão remarcando compromissos pastorais para esta semana.
Os diocesanos vianenses estão livres para suas atividades de devoção católica desde que foi editada pela Casa Civil do estado, a portaria nº 38, no dia 10 de junho, que estabeleceu, entre outras medidas, a redução das presenças de fiéis para pelo menos 50% da capacidade total em cultos e missas.
Em foto publicada neste post, observa-se o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas, na celebração realizada por Dom José no Povoado Pedras, na cidade de Matões-MA, nesta última quarta-feira (22).
Na ocasião de reencontro com as ovelhas, o pastor vianense, ainda celebrou 1 batizado e deu a unção a um crismando. Segundo um levantamento de informações de nossa página, sabe-se que comunidade local, em 1979, foi dedicada a Nossa Senhora dos Remédios e, desde então, no dia 15 de outubro, há celebrações de missa sob atuações da ICAB. Como o templo é modesto em espaço, Dom José preferiu dar prioridade a prevenção e celebrou num ginásio de esportes, que fica a uns 50 mts. da capela.