O céu de Governador Nunes Freire ficou mais colorido na manhã desta quinta-feira, dia 27, com o 11° Festival de Pipas ao Vento, realizado em comemoração ao Dia Municipal do Poeta Nunesfreirense e Dia das Pipas. O evento foi uma iniciativa do ativismo junto ao jovens e crianças liderado pelo Poeta Nicodemos Freire, em parceria com a secretaria municipal de juventude, Rádio Juf, empresários e políticos locais. Segue vídeo:
Extravasando a alegria em manter uma obra cultural que incentive a criatividade e leve mensagens de cunho educativo, o Pipas ao Vento cumpre por mais uma vez a intenção fraterna de chamar as atenções de todos para as causas dos jovens. Nas pipas submetidas à concorrência por prêmios, por exemplo, mensagens contra o racismo, contra o uso de drogas e a degradação ambiental, também viera por meio de versos poéticos que ganham os destaques de declamações, antes de colorir o céu da área de pouso de aviões, na periferia da cidade. O destes versos exaltou o próprio evento. Segue texto transcrito de uma das pipas para nossa edição:
Eu vi uma
pipa que
Voava no
céu
O vento
soprou, soprou...
A pipa
dançou
Ela foi
para lá.
Ela veio
para cá
Ah! Pipa
bonita!
Cuidado com
o vento!
Ele pode te
derrubar!
Centenas pessoas participaram da programação que contou com as distribuições de 6 mil picolés, camisas alusivas ao evento, show ao vivo com Kiko Kilderes, competição de beach soccer, entregas de brinquedos, declamações de poetas nativos, e, claro, as apresentações de pipas para livre concorrência de prêmios em dinheiro, definidos sob as decisões democráticas da maioria dos expectadores. Más, para o organizador do evento, o Poeta Nicodemos (fundador da ALEAT/Academia de Letras do Alto Turi), a programação continuou até o fim da noite, já que muitos amigos recorreram a ele para lhe prestar homenagens pelo seu aniversário. Registradas as presenças do blogueiro Marcos Leite e o auxílio do Corpo de Bombeiro e da Guarda Municipal. AO AMIGO E POETA, DESEJAMOS MAIS UMA VEZ OS PARABÉNS!