sexta-feira, 20 de agosto de 2021


Com alegria, a antiga diocese católica brasileira de Viana, no Maranhão, e seu Bispo, Dom José Eustáquio Neto, anunciam a ordenação de dois novos Diáconos. Trata-se dos seminaristas postulantes e já eleitos pela Igreja, Luis Magno Alencar Andrade (maranhense de Santa Luzia do Paruá) e Francisco José da Cruz Neves Machado (piauiense de São João da Serra). 

A cerimônia acontecerá no dia de Nossa Senhora Menina (feriado municipal da padroeira exaltada pelo icabenses), em 08 de setembro de 2021, às 9h, na Catedral Diocesana, localizada no Bairro da Barreirinha sede vianense.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, a celebração será realizada seguindo todos os protocolos de segurança dos órgãos responsáveis. Devido ao número limitado de participantes a ordenação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese (https://www.facebook.com/paroquiansmenina).

Os candidatos receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelas mãos de Dom José Eustáquio Neto, com rito cerimoniado pelo bispo auxiliar da diocese Dom César Polidoro. Luis Magno e Francisco escolheram como lema para seu diaconato o décimo primeiro versículo do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus: “maior est vestrum erit omnium servus”, que significa “O maior entre vós deverá ser servo” (Mt.23,11).

O seminarista Luís Magno iniciou sua caminhada de discernimento vocacional ingressando na Igreja em 2016, no ano seguinte iniciou o curso de teologia no Instituto Brasileiro de Estudos Filosóficos e Teológicos/IBEFT, recebeu a batina cinza de seminarista postulante em 2018, está à frente das obras de um templo em sua cidade, onde se mantém um ponto missionário subordinado a sede paroquial de Zé Doca e como igreja, coordenou as campanhas de construção de casas para sem tetos em três ocasiões. O futuro Diácono Luís de Alencar (como quer ser chamado), foi seminarista da Igreja Romana nos anos de 1996 e1997, fundou comunidades ainda pujantes e coordenou em 2014 um show católico que ficou na história da cidade. O postulante não pretende seguir para ordenação presbiteral (de padre), pelo menos nos próximos meses ou anos.

Já o seminarista e postulante Francisco José, mais conhecido pelo apelido de "Franzecam", prosseguirá em sua caminhada rumo ao sacerdócio. O piauiense deu entrada na ICAB também no ano de 2017.