APRESENTAÇÃO
Até o XXVl° Concilio Nacional, a Igreja praticante da confissão comunitária não mencionou efetivamente qualquer intenção de praticar a confissão individual (auricular) pela certeza histórica, entre os padres conciliares, de que a confissão só pode ser verdadeira se realizada diante ou direta a Deus, único perdão. Por mais de 75 anos esse costume sacramental tem sido ponto consensual entre os Bispos.
É basilar a definição feita por São Carlos do Brasil, nas constituições primordiais da Fé Nacional onde encontramos verdadeira recusa em aceitar qualquer forma de confissão individual feita diretamente ao sacerdote, como era exigido antes da reforma de 1945. Na verdade, a exigência de tal confissão não encontra apoio escrituristico e seus aspectos litúrgicos foram considerados humilhantes e imorais.
Assim vemos no nascimento da ICAB uma liturgia própria em todos os atos celebrativos, porém sem rito proprio para o SACRAMENTO DA ABISOLVIÇÃO.
Aqui apresentamos a liturgia da Santa Missa com algumas modificações a fim de incluir o chamado Rito Penitencial. Também estamos sugerindo o novo rito das três águas, profundamente ligado à questão do perdão sacramental.
A água é uma substância formada pela combinação de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Ela pode se apresentar no estado sólido, líquido e gasoso. O estado líquido, porém, é o mais abundante no mundo. A água é tão essencial a vida que, caso a água desaparecesse do planeta Terra, nenhum ser vivo poderia manter-se existindo.
A ciência moderna considera que a vida na Terra começou primeiro na água, com o desenvolvimento dos primeiros seres aquáticos que posteriormente foram deixando os mares e iniciando sua existência na terra e no ar. Assim, o simbolismo da água como significado da vida encontra eco nas pesquisas científicas.
A Bíblia é aberta e fechada com a teologia da água. A água no ensinamento da bíblia tem aspectos importantes: é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça.
SANTA MISSA
1. CANTO DE ABERTURA
LEITOR 1: Irmãos e irmãs, hoje nos encontramos aqui reunidos para recebermos o perdão e a graça que nos santifica e fortalece na caminhada da vida. Infelizmente, no nosso dia a dia, deixamos que o mal e o pecado tomem conta de nós: por isso vamos nos afastando de Deus e dos irmãos. Hoje queremos voltar, mudar de rumo e retomar o caminho que leva para Deus e descobrir, novamente, que o Pai nos ama com carinho todo especial. Como penitentes e arrependidos vamos iniciar nossa celebração comunitária, em pé, cantando.
2. CANTO DE ENTRADA
PADRE: A bondade de Deus manifestada na humanidade de Jesus esteja entre nós, em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo.
TODOS: Escutai, Senhor, a nossa oração. Perdoai-nos e concedei-nos a vossa Graça.
PADRE: Oh Jesus que disseste “não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento". Enviai, Senhor, o vosso Espírito, para que arrependidos reconheçamos necessitados da misericórdia do Pai. (Lc 5:32)
TODOS: Convertidos para vós, queremos viver a graça recebida no dia do nosso batismo.
3. OREMOS (ver no missal)
LEITOR 2: Para sermos uma igreja viva devemos escutar com atenção a leitura da Palavra de Deus.
LEITOR: Gn. 3, 1- 19; Gn. 4, 1 - 15; Gn. 18, 17 - 33; Êx. 17, 1 - 7; Êx. 20, 1 - 21; Dt. 6, 4 - 9; Dt. 9, 7 - 19; Dt. 30, 15 - 20; 2 Sam. 12, 1- 13; Sab. 1, 1 - 16; Eclo 28, 1 - 7; Is. 1, 2 -6; 15 - 18.
LEITOR 1: O evangelho nos faz ser nova criatura e nos ensina a viver a fé nacional em perfeita comunhão com os irmãos e com Deus Pai. Em pé cantemos
6. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (cantemos)
PADRE: O Senhor esteja com vocês.
TODOS: E com você também.
PADRE: Evangelho de Jesus Cristo escrito por ...
TODOS: Glória a vós, Senhor!
Mt. 5, 13 - 16; Mt. 9, 1 - 8; Mt. 9, 9 - 13; Mt. 18, 15 - 20; Mt. 18, 21 - 35; Mt. 26, 69 - 75; Mc. ,28 - 34; Lc. 15, 1 - 10; Lc. 18, 9 - 14; Lc. 19, 1 - 10; Lc. 23, 39 - 43; Jo. 8, 1 - 11
Ao final da leitura diz:
PADRE: Estas são palavras para igreja viva
TODOS: Louvor a Vós Senhor
(HOMILIA)
a) Convém auxiliar os fiéis no Exame de Consciência, pag 20
LEITOR 2: Deus nos ama com carinho todo especial. Mesmo quando pecamos, Ele nunca se esquece de nós. Como um Pai bondoso Ele nos corrige e nos convida a trilhar novamente o reto caminho para reconhecer o pecado e mudar de vida.
4. CANTO PENITENCIAL: Piedade...
5 - CONFISSÃO COMUNITARIA
PADRE: Se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". (Mt 6:14,15)
TODOS: Aproximemo-nos de Deus sinceramente arrependidos para purificar nossa consciência culpada. Hebreus 10:22
PADRE: Supliquemos ao Senhor de misericórdia que perdoe nossas culpas e cure nossas feridas e sofrimentos interiores.
TODOS: Deus purifica nossos corações arrependidos e nos absolve de toda iniquidade.
PADRE: Confessemos nossas faltas, diante de Deus e da comunidade:
TODOS: Senhor, diante de Vossa bondade peço clemência. Perdoa minhas faltas. Dai-me absolvição de minhas terríveis imperfeições. Livra-me de toda espécie de pecados, dos menores aos maiores. Os pecados da língua, dos pensamentos, dos sentimentos, dos desejos, do dever não cumprido e dos atos proibidos em tua santa Lei. Por minha culpa, minha culpa, pequei e humildemente arrependido, quero ser perdoado. Amém.
PADRE: Senhor Deus, mostrai-vos bondoso para com vossos filhos e filhas, pois, diante da vossa igreja, reconhecemos ser pecadores.
TODOS: Amém.
LEITOR 1: Arrependidos ajoelhemos diante do altar de Deus para receber o perdão, através do sacerdote. Após cada invocação do padre, responderemos juntos: Amém.
PADRE: Deus Pai, que não deseja a morte do pecador, mas que se converta e viva, mostrai-vos bondoso para com vossos filhos e filhas, pois, diante da vossa igreja, reconhecemos ser pecadores.
TODOS: Amém.
PADRE: O Senhor Jesus Cristo, que foi entregue à morte por causa das nossas faltas, ressuscitou para nossa salvação, e deu aos Apóstolos o poder de perdoar os pecados, nos livre do mal e nos dê o Espírito Santo.
TODOS: Amém.
PADRE: O Espírito Consolador que nos foi dado para remissão dos pecados purifique os nossos corações e nos ilumine para anunciarmos a salvação.
TODOS: Amém.
6 - ABSOLVIÇÃO
PADRE: Eu absolvo seus pecados e faltas, enquanto eu puder e vocês necessitarem conforme Cristo nos ensinou dizendo “vai teus pecados te são perdoados”. Que o Senhor te abençoe e te guarde, mostre a sua face e se compadeça de ti. Que o Senhor volva o teu rosto e te dê a paz, em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo.
TODOS: Jesus me ama, me perdoa e me dá uma nova vida. Amém
LEITOR 2: Agora que fomos redimidos pela absolvição, vamos renovar a graça do nosso batismo purificando-nos pela água abençoada. Todos devem entrar na fila para receberem a aspersão com água sagrada, na mão esquerda.
Se razões pastorais permitirem, nesse momento poderá ser feito a liturgia das três águas sagradas e primordiais pag. 18
PADRE: Pela aspersão com água sagrada Deus te conceda perdão e remissão de suas faltas.
7 – CANTO DE LOUVOR - GLÓRIA
(Enquanto faz a aspersão cantemos a alegria de sermos perdoados de nossos pecados e vivermos novamente na graça de Deus Pai.)
PADRE: Glória a Deus nas alturas,
TODOS: E paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos nós vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica, Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
PADRE: Unidos como povo de Deus e com toda confiança de filhos e filhas, vamos erguer as mãos ao alto como Jesus nos ensinou dizendo juntos:
TODOS: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Porque vosso é o reino, o poder e a gloria agora e para sempre. Amém.
PADRE: Pai, livrai-nos de todos os males, passados, presentes e futuros; dai-nos a paz em nossos dias, para que, por Vossa Misericórdia, sejamos livres do pecado.
TODOS: E protegidos de todo mal, até que Cristo venha.
PADRE: Senhor Jesus Cristo que dissestes aos vossos apóstolos:
TODOS: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
PADRE: A paz do Senhor esteja sempre com vocês.
TODOS: O amor de Cristo nos uniu.
8 - PRECES DA COMUNIDADE
Padre: Irmãos e Irmãs, peçamos a Deus a graça de sermos atendidos nos pedidos, que com toda a nossa fé e esperança iremos agora suplicar. A cada invocação vamos responder:
Senhor escutai a nossa prece...
(ver no missal)
PADRE: Oremos: Acolhei, ó Pai, estas nossas preces, sinceras e humildes, aumentando em nos a certeza da mesma vida nova que levaram Marta e Maria a buscá-lo para socorrer o irmão Lazaro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitor: As ofertas e os dízimos serão recolhidos ao final da celebração. Escreva seu nome no envelope do dízimo para você receber orações e bênçãos.
LITURGIA EUCARISTICA
OFERTÓRIO
9 - CANTO DO OFERTÓRIO - sentados
OFERECIMENTO DO PÃO
PADRE: Nós Vos oferecemos, Deus Misericordioso, este Pão, com a fé dos humildes, a esperança dos pobres e o amor dos operários que crêem e confiam em Ti.
TODOS: Receba, Senhor, a oferta do teu povo, aqui reunido.
OFERECIMENTO DO CÁLICE
PADRE: Que, esta mistura de ÁGUA † e VINHO, nos faça participantes da Divindade do mesmo Cristo que assumiu a nossa natureza, fazendo-se nosso Irmão.
TODOS: Para sermos verdadeiramente a sua igreja.
PADRE: Recebe, ó Pai, este Cálice, Vos rogamos que o aceiteis, mudando a substância deste vinho no Sangue de † Vosso Divino Filho.
TODOS: Jesus Cristo, nos salvou pelo seu precioso Sangue.
Nas Missas solenes o celebrante incensa os dons dizendo:
Subam à tua presença, ó Senhor, as nossas oblações como perfume de espiritual suavidade, pela salvação do mundo inteiro.
LAVABO
PADRE: Senhor purificai as minhas mãos sacerdotais ungidas para o teu ministério e tornai-as livres de toda culpa. Quero sempre ter mãos limpas e coração puro.
TODOS: Nossas mãos estão unidas as tuas.
PADRE: Orai, irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo Poderoso:
TODOS: Receba Senhor em tuas mãos este sacrifício, para glória de seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
ORAÇÃO SOBRE AS OFERTAS:
PADRE: Oremos: ...(ver missal) Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: Amém.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA
PADRE: O Senhor esteja com vocês,
TODOS: E com você também.
PADRE: Para o alto os corações.
TODOS: O nosso coração pertence a Deus.
PADRE: Demos graças ao Senhor nosso Deus.
TODOS: Ao Deus da justiça e da salvação.
PREFACIO
PADRE: Verdadeiramente Deus é Justo e Salvador, assim é digno e salutar que constantemente demos graças a Ele, que é o Senhor Santo, Pai Onipotente e Eterno, que concedeu graças e poder ao seu filho Jesus. Concedei-nos sempre crer que vosso santíssimo filho é a verdadeira ressurreição e vida para que chequemos à gloria da salvação eterna, com os Anjos e Arcanjos que cantam hinos a Tua glória, sem cessar (dizendo ou cantando):
TODOS: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do universo, o céu e a terra cantam à Vossa glória Hosana nas alturas, bendito seja o que vem em nome do Senhor, Hosana nas alturas.
CONSAGRAÇÃO DO PÃO E DO VINHO
PADRE: Ó Pai que sempre estais perto de nós, mandai Vosso Espírito pelas virtudes do Vosso Filho, para que a nossa oferta seja abençoada, aprovada e aceitável em Tua presença e se transforme no † Corpo e no † Sangue de Jesus Cristo.
TODOS: Aceitai Senhor a nossa oferta de adoração e livrai-nos da condenação eterna.
PADRE: CONFORME CRISTO DISSE AOS APÓSTOLOS, NA NOITE EM QUE FOI ENTREGUE, TOMOU O PÃO, DANDO GRAÇAS A SEU PAI, ABENÇOOU-O, PARTIU-O, DEU-O AOS APÓSTOLOS E TAMBÉM NOS DÁ HOJE, DIZENDO: RECEBEI E COMEI, POIS ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VOCÊS E POR MUITOS. FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA.
PADRE: E DEPOIS TOMANDO TAMBÉM O CÁLICE E DANDO GRAÇAS AO SEU PAI, ABENÇOOU-O E DEU-LHES DIZENDO: BEBEI DELE TODOS VOCÊS PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR VOCÊS E POR MUITOS, PARA O PERDÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA, TODAS AS VÊZES QUE O BEBERDES.
PADRE: Este é o pão que desceu do céu, que nos uni no mistério da mesma fé.
TODOS: Este Pão e este Vinho, anunciam a morte do Senhor até que Ele volte.
PADRE: Por isso, ó Pai Celeste, a vossa igreja santa, aqui reunida, recordando a Sagrada Paixão de Cristo, Sua Ressurreição e Ascensão aos Céus, oferece, a Hóstia pura, a Hóstia Santa, a Hóstia Imaculada, o Pão Santo da Vida Eterna e o Cálice da Aliança e Salvação perpétua.
TODOS: Para que sejam levados nas mãos dos Vossos Anjos, à presença de Vossa Divina Majestade.
ORAÇÃO PELA PATRIA
PADRE: Nós Vos rogamos por Jesus Cristo, iluminai com os efeitos de vossa bondade o chefe da nação e todos os governantes, para que a pátria brasileira permaneça na paz com segurança constante e prosperidade completa.
TODOS: Senhor defendei-nos do inimigo e conservai-nos na liberdade e justiça.
ORAÇÃO PELA IGREJA
PADRE: Favorecei sempre a Igreja Brasileira, o Concilio Nacional, o bispo desta diocese Dom Moraes, o Clero e todos os irmãos e irmãs desta comunidade e de outras igrejas pois somos o vosso povo e a vossa nação.
TODOS: Senhor conservai nossa igreja livre e fiel à vossa vontade.
ORAÇÃO PELOS VIVOS
PADRE: Lembrai-vos, Senhor, de todos que recomendaram nossas orações (nomes) inclusive os que estão ausentes e todos os que vieram aqui hoje, para receberem a graça da cura Divina para suas enfermidades, dores, vícios e sofrimentos.
TODOS: Senhor fortalecei vosso povo, que caminha na fé.
ORAÇÃO PELOS MORTOS
PADRE: Oh! Jesus que chorastes a morte de Lazaro, lembrai-vos, também, dos Vossos filhos e filhas que partiram desta vida (nomes) e todos que nos precederam com o Sinal da Fé e agora descansam o sono da Paz.
TODOS: Nós Vos pedimos lhes concedais um lugar de luz e de paz.
ORAÇÃO PELOS SANTOS
S/T - Unidos na mesma comunhão, / honramos a memória da Virgem Maria, / Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo / e nossa Mãe; de São José, seu castíssimo esposo; / de todos os Apóstolos e Mártires; / de São Carlos do Brasil; / de São Lazaro; (ou padroeiro) / e a de todos os Santos. / Por seus merecimentos e pelas preces que hoje fazemos, / pedimos que nos conceda constantemente / auxílio e proteção.
Leitor 1: Levantemos nossa mão direita na direção do Corpo e Sangue de Cristo e rezemos com o celebrante.
PADRE: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre. Amém.
Partindo o Pão
PADRE: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso que vamos receber, nos sirva para a vida eterna!
PADRE: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
TODOS: Tende piedade de nós.
PADRE: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
TODOS: Tende piedade de nós.
PADRE: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
TODOS: Dai-nos a paz.
Leitor 2: Este é o momento que receberemos o Senhor na Comunhão. Adoremos, louvemos, agradeçamos e peçamos tudo o que Ele nos quer dar para nossa salvação.
PADRE: Senhor Jesus, com Tua mão misericordiosa, dignai-vos distribuir o vosso corpo imaculado por nosso intermédio a todo o Teu povo aqui reunido.
TODOS: Tu és verdadeiramente o Cristo filho de Deus.
PADRE: Lembra-Te de mim, Senhor,
TODOS: Quando entrares no Teu reino.
PADRE: Lembra-Te de mim, Soberano,
TODOS: Quando entrares no Teu reino.
PADRE: Lembra-Te de mim, Santo,
TODOS: Quando entrares no Teu reino.
Elevando o cálice com o Corpo e Sangue de Cristo
PADRE: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. (Jô 6,51) Irmãos e Irmãs recebei o Pão do Céu, o Corpo de Cristo, o único que tira o pecado e sofrimento do mundo.
TODOS: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e a minha alma será salva.
PADRE: O Corpo de Nosso Senhor † Jesus Cristo guarde a minha alma para a Vida Eterna.
TODOS: Amém.
PADRE: Que retribuirei ao Senhor por tudo que Ele me tem feito? Tomarei o Cálice da Salvação e invocarei o Nome do Senhor. Invocarei o Senhor e, louvando-o, ficarei livre dos meus inimigos.
PADRE: O Sangue de Nosso Senhor † Jesus Cristo guarde a minha alma para a Vida Eterna.
TODOS: Amém.
COMUNHÃO DOS FIÉIS
PADRE: Corpo de Cristo
TODOS: Amém
10 - CANTO DA COMUNHÃO
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Leitor 1: Agora que fomos alimentados pelo Corpo de Cristo estamos verdadeiramente perdoados e preparados para levar o amor de Cristo a todos os irmãos e irmãs.
PADRE: O Senhor esteja com vocês,
TODOS: E com você também.
PADRE: Somos filhos e filhas do mesmo Pai, Vivemos sobre a mesma terra, trabalhamos sobre o mesmo sol e descansamos sobre o mesmo céu, por isso devemos viver intensamente o amor de Cristo, em união com a Igreja.
TODOS: Verdadeiramente nós somos o Teu povo Senhor.
11 - RITOS FINAIS
Benção e despedida
PADRE: Agora Senhor despedi em paz o Vosso servo, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a salvação que nos destes, que preparastes, diante de todos os povos.
PADRE: Por intercessão de São Lázaro, o amigo de Cristo e Patrono da saúde, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, † Filho e Espírito Santo.
TODOS: Amém.
PADRE: Vamos em paz. Deus perdoou nossos pecados. Aleluia, aleluia.
TODOS: Demos graças a Deus. Aleluia, aleluia.
A ÁGUA NA TEOLOGIA BÍBLICA
A Bíblia é aberta e fechada com a teologia da água.
A água no ensinamento da bíblia tem aspectos importantes: é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça.
O Espírito de Deus pairava suavemente sobre as águas e as faz produzir vida (Gn 1,122). Deus, por meio de sua comunicação criadora, separou as “águas de cima” das aguas “de baixo” e fez surgir a terra (Gn 1,1).
A água como sinal da presença de Deus
A oração do justo libertado, no salmo 144, diz: “Estendeis do alto a vossa mão e me salvais das muitas águas”. A oração de Judite, antes de enfrentar o general Assírio, diz: “Deus dos humildes, amparo dos desventurados, defensor dos fracos, salvador dos desesperados, Criador das águas” ( Jd 9, 1112).
O salmo 65 compara a chuva com a visita de Deus: “Visitais a terra e a fazeis transbordar. Copiosamente a enriqueceis com uma torrente divina cheia de água”. Os rios, as fontes, a chuva, os córregos, eram sinal da máxima bênção de Deus. A água era a utopia do mundo preparado por Deus para todos os seres vivos.
O paraíso terrestre é banhado por quatro rios (Gn 2,815).
Feliz aquele que segue a lei divina. É como a árvore plantada à beira da água, que dá fruto e cujas folhas nunca murcham (Sl 1). O Senhor é meu pastor e me conduz às águas tranquilas. (Sl 23).
Isaías prevê o mundo futuro, quando “O conhecimento do Senhor encherá a terra como as águas enchem o mar”. (Is 11,9).
Deus, por meio de Jeremias, apresenta-¬se como “fonte de água viva” (Jr2,13).
O evangelho de Mateus coloca Jesus como o homem novo, o reinício, a nova criação: O Espírito paira sobre Jesus ao ser ele mergulhado na água do Jordão. E Deus Pai o chama “meu filho amado” (Mt 3,1617).
No diálogo com a samaritana, Jesus afirma ser “A fonte de água viva que jorra para a vida eterna” (Jo 4,14). E confirma “Quem crê em mim, do seio dele, como diz a escritura, jorrarão rios de água viva”(Jo 7,3839).
Paulo comentando, aos coríntios, a passagem bíblica da água que brota da rocha, diz que Cristo é o rochedo espiritual do qual agora todos podem beber da água espiritual (cf. 1Cor.10,4).
O louvor de toda a humanidade a Deus é como o rumor de águas caudalosas ( Ap 19,6). No novo céu e na nova terra, a cidade de Deus é banhada por um rio de água viva e quem tem sede será por Deus saciado com a água da vida (Ap 21 6. 22,1).
AS TRES ÁGUAS SANTAS DO UNIVERSO
“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” Jo. 4.14.
Elemento essencial para vida a água é tudo o que a natureza precisa. É a substância mais preciosa de todas para qualquer ser vivo que já passou pela face da Terra. Se não fosse a existência de água em nosso planeta, eu não estaria aqui e você também não. Apesar de ser a chave para a vida como a conhecemos, para todos os lugares que olhamos a agua está lá, seja em forma de gelo, de vapor ou de líquido, ou seja, nos mares, nas chuvas ou nos rios.
No aspecto religioso a utilização da água é enorme. Desde as purificações dos Judeus, antes das refeições e orações, como no cerimonial do Batismo para os que seguem Jesus Cristo. Sempre a água traz uma benção e uma nova vida, a água purifica e lava nossa vida do pecado. Em muitas religiões a importância da agua aparece em seus ritos e liturgias.
Segundo a Bíblia, toda a criação do mundo começou com as águas: “A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas” (Gênesis 1,2). E era através da distribuição das águas que o israelita via a ação benéfica e justiceira de Deus. Toda a sua vida dependia da queda das chuvas; por isso, associava sua esperança à intervenção divina nas chuvas.
Purificação
As águas tinham um caráter curativo e medicinal, nas condições de falta de higiene daquela época. Por exemplo, o sumo sacerdote devia lavar-se com água antes de receber sua investidura (Êxodo 29,4); ou quem tinha sido curado da lepra devia lavar-se com água (Levítico 14,8s). Os profetas estenderam esse simbolismo à suprema purificação através da qual Deus restabeleceria seu povo: “Eu vos aspergirei com uma água pura e sereis purificados” (Ezequiel 36,25).
O perdão pessoal dos pecados também ficava ligado à ação purificadora da água. Nesse sentido, Davi, arrependido dos seus pecados, rezava: “Lavai-me de toda a minha culpa, e purificai-me de meu pecado” (Salmo 51,4). E, na sua mensagem escatológica, quer dizer, a do futuro, quando Deus manifestará de maneira plena a sua salvação, à água também caberá uma importância definitiva.
A água do Templo é o poder vivificador de Deus que caracteriza os tempos messiânicos e faz frutificar espiritualmente os homens: “Conduziu-me à entrada do templo e vi que brotava água por debaixo do limiar do templo para o oriente” (Ezequiel 47,1). Este capítulo de Ezequiel mostra o simbolismo da água que sai do Templo, faz nascer o rio de água viva e produz “todo tipo de árvore frutífera; (…) cada mês darão frutos novos, porque suas águas brotam do santuário” (37,12).
No Antigo Testamento a água já era símbolo do Espírito, como o seria no Novo Testamento. Era a força geradora de Deus que transforma o mundo, como lemos em Isaías: “Assim fala Javé: ‘Eu vou derramar água sobre a terra sedenta e riachos sobre o solo ressecado; derramarei Meu Espírito sobre tua posteridade e Minha bênção sobre Teus descendentes. Crescerão como erva junto à fonte, como salgueiros à beira d’água’” (44,2-4).
Todos esses símbolos do Antigo Testamento convergem no símbolo do batismo que inaugura a vida pública de Cristo e de seus seguidores nas águas do Rio Jordão. O Batismo para quem acredita em Cristo é o abandono da velha vida da escravidão e uma nova plenitude da água nova do Espírito. De fato “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de santificá-la, purificando-a mediante o batismo da água” (Efésios 5,25-26).
Ainda mais fundamentalmente, o Novo Testamento, nos apresenta Cristo como o novo templo ou a nova rocha, da qual brota a água viva e espiritual que é o espírito de Deus: “Se alguém tem sede venha a mim e beba! Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, ‘de seu seio sairão rios de água viva’. Disse isto referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele” (João 7,37-39). E do corpo de Cristo, novo templo de Deus, também brota a água do Espírito para a nova criação, o novo povo de Deus que é a Igreja. Este é o sentido profundo “do sangue e da água”, que saíram do Corpo de Cristo transpassado pela lança do soldado (João 19,33-34).
No diálogo com a Samaritana, Jesus afirma ser “A fonte de água viva que jorra para a vida eterna” (Jo 4,14). Diante disso, podemos dirigir a Cristo, essa invocação: “Senhor, dá-me dessa água!” (João 4,15).
Águas Primordiais
A água era considerada um dos quatro elementos fundamentais no mundo antigo, dos quais tudo o que existe teria procedência. O simbolismo da água é bem vasto, assim como o simbolismo de todos os outros elementos. Ela era considerada as águas primordiais, de onde tudo surgiu. Esse simbolismo das águas primordiais, ou do “oceano das origens” é praticamente universal, sendo encontrado em dezenas de culturas arcaicas. Ela foi, dessa forma, uma matéria prima para a criação do mundo, ou pelo menos um dos meios pelos quais o mundo pôde ser gerado. Nesse sentido, a água se apresenta como a fonte de onde tudo proveio, o embrião original. A água é o símbolo da infinitude dos possíveis, ou seja, ela é o potencial que guarda, em estado latente, todas as possibilidades.
A água primordial, no entanto, não é a água física, mas um elemento sutil sem início nem fim. Os textos hindus deixam claro que, para que exista esse potencial formativo, é preciso não haver limites. Dentro desse sentido gerador, a água representa a fertilidade, a fecundidade, a boa colheita, o crescimento espiritual ou seja: o perdão e a salvação.
Diferentemente da terra e do ar, o fogo e a água são considerados agentes de transformação do mundo. Nesse sentido, a água possui uma estreita relação com o simbolismo da lua, que muda constante e periodicamente. Diz-se que as marés obedecem às fases da lua. A água é maleável, pode se adaptar a qualquer meio sólido, tomando a forma do lugar em que se encontre. Por isso se diz que ela seja um agente se transformação e adaptação ao novo.
Mesmo sendo a água fraca, maleável, fluida, ela pode, com o passar do tempo, até mesmo desgastar a rocha mais rígida, que não sabe ceder e permanece fixa e imóvel em seu lugar.
Regeneração
Entre os muitos simbolismos da água preferimos um significado que é praticamente universal: a água como um meio de regeneração. Essa representação é bem conhecida na passagem bíblica que cita o batismo de Jesus no rio Jordão por João Batista. Não por acaso esse evento é reconhecido como o início do caminho messiânico de Jesus. João Batista acatou o apelo de Jesus para que o batizasse nas águas, mesmo acreditando que não era digno de batizar Jesus.
Após a imersão na água, os evangelhos contam que uma pomba branca sobrevoou os céus, representando assim a liberdade do espírito conquistada após o ato. Aqui está bem caracterizado o simbolismo da água como meio de regeneração e absolvição, ela cura, purifica e faz renascer.
A imersão é comparável à deposição do Cristo no Santo Sepulcro: ele ressuscita, depois dessa descida nas entranhas da terra. A água é símbolo da regeneração: a água batismal conduz explicitamente a um novo nascimento”. Aqui vemos a representação da água viva, da fonte da juventude.
A água também se expressa no seu ciclo universal. Ela vive nas entranhas da terra, brota para formar rios e lagoas e desemboca no mar. A água se liquefaz e se torna vapor. Sobe aos céus, se condensa em nuvens. As nuvens se agrupam e formam a chuva, que se precipitam sobre o solo jorrando a água de volta à terra novamente em estado líquido. E posteriormente isso se repete infinitamente.
Na descrição do ciclo da água vemos uma representação bastante clara do próprio ciclo da alma e do espírito. A alma criada por Deus estava no mundo celeste e desce à Terra, para animar o corpo ou a matéria sólida. Ao término de sua missão, retoma ao Criador quando abandona o corpo e se assume novamente como espírito em ascensão aos céus.
Agora podemos entender que a água Celestial é ascendente, uma lei natural afirma que a água vai subir para o seu próprio nível. Se você tiver a verdadeira graça de Deus que desce do céu, ela irá levá-lo tão alto quanto a Nova Jerusalém da qual ela veio! No alto do trono de Deus estão as fontes eternas da Divina Misericórdia. Ao pé da Soberania Divina brota uma fonte, clara como cristal, pura, sem mancha, e vai jorrando para encher toda a terra, passando pelo caminho da Cruz.
LITURGIA DAS ÁGUAS SAGRADAS
Prepara-se três bacias com jarros cheios de água. Devem ser levados ao altar, separadamente, entrando pela porta principal com tochas processionais e turibulo com incenso. Cada jarro contém uma água diferente que será anunciado conforme segue.
Podemos notar que em nosso planeta existem três águas distintas, ou seja:
DEUS PAI - ÁGUA DO MAR: Espírito de Deus pairava sobre a superfície das águas” (Gênesis 1,2). Deus, por meio de sua comunicação criadora, separou as “águas de cima” das águas “de baixo” e fez surgir a terra (Gn 1,1).
Essa água ajuda a separar as coisas afastando da escuridão e criando condições de novos negócios. Especial par trazer prosperidade.
JESUS – FILHO DE DEUS - ÁGUA DOS RIOS: O evangelho de Mateus coloca Jesus como o homem novo, o reinício, a nova criação: O Espírito paira sobre Jesus ao ser ele mergulhado na água do Rio Jordão. E Deus Pai o chama “meu filho amado” (Mt 3,16¬17). No novo céu e na nova terra, a cidade de Deus é banhada por um rio de água viva e quem tem sede será por Deus saciado com a água da vida (Ap 21 6. 22,1).
Essa água leva toda perseguição para longe. Conduz a pessoa para as grandes águas da realização de novos projetos.
ESPIRITO SANTO DE DEUS - ÁGUA DAS CHUVAS: O salmo 65 compara a chuva com a visita de Deus: “Visitais a terra e a fazeis transbordar. Copiosamente a enriqueceis com uma torrente divina cheia de água”. Os rios, as fontes, a chuva, os córregos, eram sinal da máxima bênção de Deus.
Essa água lava os males na vida da pessoa e faz nascer uma nova vida. Afasta as tormentas e limpa os caminhos.
Bênção deuteronômica:
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Que o Senhor mostre a tua face e se compadeça de ti.
Que o Senhor volva o teu rosto para ti e te dê a paz.
Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura. Hebreus 10:22
Toda pessoa é preciosa aos olhos de Deus. Deus quer que cada pessoa receba o pingo de água viva, e assim se tornará uma grande fonte a jorrar para a vida eterna. A água viva dá vida a todos quantos a recebem, e vida verdadeira, salva por Jesus.
Água Sagrada
Água sagrada, pura e cristalina
Que corre do alto da colina
Vai descendo por um fio
Pra formar um grande rio.
Água é bendito e santo unguento
Pros seres vivos é um alento
É sangue que dá vida á Terra
Motivos de disputas e guerra.
Que forma nuvens escuras
Caindo em forma de chuva
Deus com Seu bendito amor
Deu-lhe um ciclo renovador.
Quer nas geleiras, quer no ar
Seja nos rios, ou no mar
Lá está a bendita água
Que precisamos cuidar!
Tomemos, pois cuidados
Com esta preciosidade!
Se um dia a água acabar...
Vai-se também a humanidade!
EXAME DE CONCIÊNCIA
Sem o exame de consciência (não só para a confissão, mas diário) não há progresso na vida cristã. Como posso ser melhor se eu não entender e evitar o que fiz de mal no dia-a-dia? Não é só ver os pecados que fiz. Tenho que examinar as minhas atitudes e procurar me ver à luz de Deus com o meu lado bom (dons, trabalhos, esforço, o bem que fiz e as graças que recebi de Deus) e o meu lado negativo (gestos maus, quedas, faltas de amor, omissões, isto é, o que não fiz e deveria ter feito).
Oração Inicial
Querido Espírito Santo, vinde sobre mim e iluminai-me com a Vossa luz para poder reconhecer os meus pecados que são a causa da morte na cruz de Jesus Cristo a quem tanto amo. Ajudai-me também a arrepender-me sinceramente e dai-me força para não os cometer nunca mais. Amém.
I. Face a Deus
"Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças". (Deuteronômio 6:5)
Que importância tem Deus na minha vida? Esforço-me por crescer na fé e ultrapassar as minhas dúvidas? Rezo a Deus Regularmente? Esforço-me por conhecer sempre cada vez melhor a Jesus Cristo? Tenho aproveitado o sacramento do perdão para crescer no amor de Deus, tornando-me melhor? Sempre que caio em pecado mortal ou noutro pecado (cortando assim a minha relação com Deus), procuro logo que possível me arrepender e voltar para Deus? Aos Domingos vou à missa? Ou sempre que posso não vou? Participo na missa inteira? Procuro estar com atenção e participar na celebração, ou estou distraído? Comungo habitualmente? Como é o meu ser cristão? Escondo-me e tenho vergonha, ou procuro preparar-me para ajudar os outros na fé e na vida cristã?
II. Face ao próximo
"É este o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei". (João 13:34)
Face aos outros, a minha atitude é em geral de amor ou de desprezo? Estou zangado ou de relações cortadas com alguém? Procuro ser simpático e servir os outros, ou estou sempre a mandar neles? Evito conflitos, ou estou sempre a tecer intrigas e a criticar os outros pelas costas? Sou egoísta, ou procuro amar o próximo? Sou mentiroso, ou invejoso? Dou alguma atenção especial àquele que precisa (doentes, velhinhos, pobres)? Como são as minhas relações com os meus colegas, superiores, família (especialmente pais e filhos)? Estraguei de propósito alguma coisa dos outros? Roubei alguma coisa? Respeitei o corpo humano? Fiz mal a alguém batendo ou ferindo? Respeito o meu sexo? Evito alimentar pensamentos e desejos impuros? Afasto-me das pornografias? Quando cometo alguma falta aceito a minha responsabilidade, ou desculpo-me atirando para os outros as culpas daquilo que fiz?
III. Face a mim mesmo
"Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai do Céu". (Mateus 5:48)
Sou egoísta, orgulhoso, avaro, ou esforço-me por me dedicar aos outros, sendo simples, simpático e generoso? Sou cuidadoso com o meu vocabulário, evitando escandalizar e ofender os que estão comigo, ou digo palavrões e insulto os outros? Respeito o meu corpo? Olho-o castamente, ou vejo-o como um mero instrumento de prazer sensual?
Como emprego o meu tempo? Esforço-me pôr não desperdiçar? Como estudo ou trabalho? Com preguiça, ou com consciência de que aquilo que faço é importante também na minha relação com Deus?
Me alimento com moderação, ou sou guloso e ganancioso? Dedico-me às coisas importantes da vida, ou sou vaidoso e fútil?
IV. Face ao Mundo
"E Deus vendo toda a sua obra [a criação] considerou-a muito boa". (Génesis 1:31)
Sou sensível à beleza da criação e esforço-me por encontrar a Deus através dela? Aprecio as coisas à minha volta ou consumo-as apenas...? A minha passagem por um lugar bonito caracteriza-se por não o estragar (lixo, barulho, atitudes que perturbem)? Respeito a natureza como a casa que Deus me dá, ou, responsavelmente, poluo o lugar onde vivo? Procuro manter-me informado e preferir os produtos "amigos do ambiente" ou tanto me faz, desde que não tenha chatices? Vivo a minha vida numa ganância de enriquecimento (no estudo ou no trabalho) ou preocupo-me por me situar numa lógica de realização pessoal, de partilha dos bens e de serviço aos outros? Crio em mim uma atenção pelos menos favorecidos, pela justa distribuição da riqueza?
Ato de contrição:
Meu Deus, porque sois infinitamente bom, eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.
MILAGROSO SÃO LAZARO
São Lazaro é responsável pela terra, pelo fogo e guardião dos cemitérios. Ele é considerado o mais poderoso santo entre todos os outros. Sua força e poder de controlar a passagem dos seres desse mundo para outro é o que o torna venerado entre os católicos e também os seguidores de outros cultos.
Ele possui duas energias fortes e distintas, o que faz com que ele seja identificado em mais de uma forma. Sua versão mais jovem recebe o nome de Lázaro de Betânia e amigo de Cristo, sincretizado em outros cultos em sua versão mais velha.
São Lázaro é conhecido com diferentes nomes no sincretismo popular. Muito invocado contra doenças e perseguições espirituais entre os católicos ele recebe destaque religioso como médico dos pobres e necessitados. São muitas e impressionantes as curas e graças alcançadas por aqueles que invocam o nome milagroso de São Lazaro.
O mais importante nessa poderosa devoção são os muitos milagres que acontecem durante as orações no Santuário do Céu Azul em Belo Horizonte. Muitos devotos trazem verdadeiros agradecimentos e oferecimentos pelas graças recebidas.
Prece Milagrosa do Poderoso São Lázaro
Oh! São Lázaro, Milagroso Patrono dos necessitados grande amigo de Jesus, velai-me nessa hora de aflição. Preciso de vossa valiosa ajuda para vencer, as lutas do dia a dia e as forças malignas que procuram tirar-me a paz.
Oh! São Lázaro, cheio de feridas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar meu corpo com a enfermidade.
Oh! São Lázaro, ressuscitado por Jesus Cristo, iluminai os meus passos, a fim de que, por onde eu andar não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer. E guiado pela vossa luz me desvie de todas as emboscadas preparadas pelos meus adversários.
Oh! São Lázaro, guardião das almas, estendei vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres; dos perigos contra a vida; da inveja e de todas as obras malignas.
Oh! São Lázaro, abençoai a minha família, o meu pão de cada dia, a minha casa, o meu trabalho, os meus passos, cobrindo-me com o véu da prosperidade, do amor, da saúde e da paz. Que a minha família seja sempre unida como foi a vossa em Betânia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Mestre, na força e na luz do Espírito Santo. Amém.
Vela São Lazaro.
Especial para uso dos devotos. Não usar outra vela.
A vela, vai queimando silenciosa e humilde como um símbolo de nossa grande vontade de que o Criador acolha no céu todas as preces. A vela suplicante, vai queimando na solidão, como o sinal sensível da saudade inexprimível e secreta.
Saudade, tristeza, lembranças, lagrimas e dor que aos poucos brota dos olhos, como cristais puros e rolando pela face, molha o rosto, atingindo o íntimo da alma, que sobrevive à existência efêmera de uma vela a se consumir.
Antes de acender a vela, segure-a com a mão firme, fazendo seu pedido. Depois acenda confiante na promessa de Jesus “pedi e recebereis”.
As cores de São Lazaro são o branco e o preto, o branco simboliza o sentido da pureza espiritual dedicado a Deus e na cor preta está representada a ausência da vida, pois ele esteve morto quatro dias, antes de ser ressuscitado por Cristo, seu grande amigo.
Por ser o guardião das almas cabe a ele dispersar na atmosfera essas energias dos defuntos, que poderiam ser usadas por espíritos malignos em seus hediondos trabalhos de feitiçaria ou macumbarias.
Nas orações são normalmente usadas velas brancas e pretas (metade de cada cor).
Outros sacramentais que também devem ser usados são: água pura abençoada, balsamo exorcizado, sal e cruz de madeira abençoada por um Bispo.
Vela Suplicante
Especial para uso dos devotos. Não usar outra vela.
A vela, vai queimando silenciosa e humilde como um símbolo. É a vontade de que o Criador acolha no céu todas as preces. A vela suplicante, vai queimando na solidão, como o sinal sensível de confiança e saudade inexprimível e secreta. Saudade, tristeza, lembranças, lagrimas e dor que aos poucos brota dos olhos, como cristais puros e rolando pela face, molha o rosto, atingindo o íntimo da alma, que sobrevive à existência efêmera de uma vela a se consumir.
Ilumine-se!
Não importa a situação de dificuldade que você se encontra.
O poder de Deus é infinito. A vela acesa na oração é a chama da fé,
uma iluminação que chega a você no mais obscuro ponto do seu interior,
mesmo que você não esteja percebendo.
A vela lacrimejante vai se consumindo aos poucos. Ela tem poderes especiais na oração. Ela pode atingir e tocar em tudo que há em você.
Alivia, onde existe dor; consola, nas aflições;
esclarece, onde tem dúvidas;
pacífica, onde existem impulsos desordenados;
purifica os ambientes carregados; ilumina onde houver escuridão.
Pare um momento e pense em como você é especial
para Deus e lembre-se da luz da vela que queima.
Quanto maior for a escuridão, mais iluminara a chama da vela.