NOTA
"POR UM PT AUTÔNOMO, ORGÂNICO E LIVRE - Os Partidos Políticos de esquerda se inserem no contexto do Estado Democrático de Direito e na busca por uma sociedade que dilua as estratificações sociais e hierarquias. Assim foi criado o Partido dos Trabalhadores, que desde seu princípio pautou suas lutas em torno da construção de um Brasil que pudesse diminuir as distâncias geográficas e as distâncias sociais.
O *Movimento Petistas de Base* é uma ação coletiva de filiadas e filiados do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, que nasceu da necessidade de dar visibilidade aos anseios da militância petista nos mais diversos municípios do estado. O Movimento parte do princípio de que as decisões devem ser discutidas e dialogadas, e não decididas em gabinetes. O Movimento busca em primeiro lugar a unidade partidária, premissa para a continuidade e o fortalecimento do projeto popular-democrático iniciado em 2014, com a eleição de Flávio Dino para o Governo do Maranhão.
Este grupo tem pautado sua luta na busca de entendimento que valorize o PT pela sua importância no cenário nacional e local. Deste modo reafirmamos o interesse na manutenção da aliança histórica com o PSB, liderado pelo ex-governador Flávio Dino e pelo atual governador Carlos Brandão, por reconhecer seus compromissos com as lutas sociais. O Movimento tem plena consciência do protagonismo do nosso Partido, construído nas bases populares nestes últimos 42 anos. Queremos que todas as filiadas e todos os filiados tenham voz nas decisões dos destinos do Partido.
Lula e o governador Carlos Brandão precisarão de grande apoio para governar o Brasil e o Maranhão respectivamente, mas, é preciso ficar claro que o direito de opinar, de propor indicações são fundamentais na definição dos rumos deste Estado. Entendemos que é construindo juntos um Plano de Governo, que poderemos obter resultados eficazes no combate à pobreza e às desigualdades sociais ainda tão presentes.
Não há dúvidas que Lula representa neste momento um projeto de recomposição das forças políticas que podem levar o Brasil para patamares interrompidos com o golpe de 2016. Localmente queremos contribuir com o nosso modo petista de governar junto com o governador Carlos Brandão, queremos de forma respeitosa e qualificada apontar caminhos poderão alterar positivamente os destinos do Maranhão.
Para tanto é necessário que a indicação do Vice-Governador seja um petista que tenha vivenciado a construção deste Partido, que tenha experimentado no cotidiano das lutas a filosofia e ação política o PT, que seja reconhecido pela seu trabalho político, pela sua comunicação direta com as mais diversas comunidades, e pelas singularidades que denotam a prática petista.
Por isso, é preciso que o Vice indicado pelo PT venha da base e seja reconhecido como tal, sobretudo porque irá governar lado a lado com o governador eleito, gerenciando recursos para o avanço nas mudanças sociais que o Maranhão precisa, e que Lula reconhece como urgente e necessário para construir um Brasil republicano. Por esta razão colocamos o nome do Deputado José Inácio Lula, que neste momento representa o Partido em toda a sua magnitude e pluralidade.
Sigamos firmes na luta!"