sábado, 9 de setembro de 2017

Festa da Igreja Católica Apostólica Brasileira em Viana atrai uma multidão de devotos à Nossa Senhora Menina e São Benedito da Barreirinha


Paroquianos integrados a Igreja Católica Brasileira da Barreirinha em Viana realizaram até esta sexta-feira (08), mais uma edição das festividades que honram a memória dos santos padroeiros São Benedito da Barreirinha e Nossa Senhora Menina (Veja álbum Aqui).

Evento enriquecedor para a cultura popular vianense, os festejos da Barreirinha acontecem sob as coordenações de membros da comunidade que estão sob a direção espiritual do bispo auxiliar da Diocese de Viana-São Luís, Dom Paulo César Polidoro, do Padre Robson Belford e de outros membros das irmandades leigas ligadas a paróquia.

O devocionário recente inclui em sua novena um momento de louvor e adoração ao Santíssimo Salvador Jesus, presente na Eucaristia, e que cuja programação foi realizada na penúltima noite da festa.  Missas e muitos batizados e consagrações seguiram-se em outros momentos da festa.

O Festejo de São Benedito da Barreirinha e Nossa Senhora Menina em Viana, reuniu outros fiéis visitantes, entre estes, vocacionados, seminaristas, diáconos e padres de outras cidades da diocese. Uma destas presenças marcantes neste sentido foi a do Bispo Titular Dom José Eustáquio Neto, que vindo da Capital São Luís especialmente para o encerramento da festa, realizou a entrega da batina de Seminarista a José da Cruz, que é da cidade de Lago da Pedra-MA. O cerimonial foi auxiliado pelo Padre Jocimar Sousa (de Teresina-PI), pelo Seminarista Carlos Leal (de São Pedro da Canabrava-PI) e pelos diáconos Maurício José (de União-PI) e Jefferson Marques (de Santa Inês-MA).

Contando com uma linda procissão de encerramento que lotou algumas das estreitas ruas de Viana a festa encerrou-se com uma missa celebrada por Dom Paula. Em todas as celebrações o bispo e os fiéis oraram pelos fiéis membros das irmandades que recentemente foram para a "Casa do Pai", disse Dom Paulo.

Em uma de suas homilias o Bispo Dom Paula destacou a história dos santos padroeiros, referiu-se a Icab na história vianense, indagou sobre as perseguições sofridas pela comunidade para manter viva a tradição da Icab e deu destaque especial as virtudes cristãs dos santos homenageados, sendo preponderantemente na reflexão do papel exercido pela Mãe de Deus na História da Salvação. 

O evento foi acompanhado in locu pelo moderador deste blog (Luis Magno Alencar) e sua esposa Gelda Soares, de Santa Luzia do Paruá-MA, e também pelo vocacionado Franzecam e sua esposa, vindos da cidade de São João-PI.