Leonardo Sousa Figueiredo, representou o NUCA
A Prefeitura de Santa Luzia do Paruá, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes/CMDCA e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (16), a 5ª Edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Evento aconteceu no Pátio da Escola Cleobeto/CEPCOM e contou com as participações massivas dos próprios estudantes que juntos com representantes do poder público e da sociedade civil, discutiram o tema da conferencia que foi “Situação dos Direitos de Crianças e de Adolescentes em tempos de pandemia pela Covid 19: Violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes, ações necessárias para as recuperação e garantias de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Entre os ilustres representantes convidados estavam menino Leonardo Sousa Figueiredo, que representou o NUCA/Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Jovens de Santa Luzia do Paruá; o vice presidente do CMDCA, Marcos Castro; Josivan, da coordenação de Juventude; a Conselheira Mayara, do Conselho Tutelar; as assistentes sociais Elisangela Frazão, Daniele Rocha e Elizamar Lago; o Vereador Jó/Avante que representou a Câmara Municipal; os secretários presentes e o prefeito foram representados nas pessoas de Flávio Padilha (administração), Ângela Reis (da Assistência Social) e a Sinha (Semed); a Virgem Veiga, do Selo Unicef; e do "Sr. Doda" que é sócio sindical e ex presidente do STTR.
Adiantando as justificativas para implementação de novas políticas públicas alinhadas a nova realidade pandêmica, o Marcos Castro declarou: "A pandemia tem afetado a vida de todos e principalmente das crianças". Indo ainda mais profundo no apoderamento dos estudantes que representavam ali a todos as crianças e adolescentes da cidade luziense, a palestra magna direcionada pela assistente social Daniele Rocha, também indagou sobre a oportunidade desta plenária para que os sujeitos do segmento dissessem como querem ser tratados. "Fazemos parte de uma sociedade adultocêntrica, onde os adultos querem decidir por vocês, mais esta conferência quer trazer justamente um diferencial, por aqui é o momento em que vocês são protagonistas", disse a assistente Daniele.
As discussões da conferencia cerimoniada pelo comunicador Léo Pitah deste ano foram mapeadas em cinco eixos temáticos ou grupos e sendo apresentadas as propostas de cada grupo em plenária foram feitas também as aprovações de nomes de delegados que participarão da conferência estadual.
Propostas geradas:
Município
1. Formar comissão de trabalho na câmara para discutir política da Criança e Adolescente
2. Alterar lei municipal do CMDCA para incluir a representatividade de Crianças e Adolescentes
3. Incentivar a criação de grêmios estudantis
Estado
1. Ofertar cursos de capacitação para qualificar os grêmios estudantis
Federal
1. Cofinanciar políticas públicas para a juventude
2 Disponibilizar emendas para construção de espaço de lazer para crianças e adolescentes
Segue lista dos delegados eleitos nos grupos de discussão:
*Raimundo Costa Lino -* Representa a Sociedade Civil
*Jane *Gomes da Silva - representa a educação.
*Valéria Almeida de Jesus -* . Representa a APAE.
*Emanuelly Rodrigues Araújo* Representa o SCFV.
*Marcos Castro dos Santos* - Representa CMDCA