terça-feira, 13 de junho de 2017

SEMASC de SLP realiza evento incomparável em alusão ao Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil

Confira o álbum de fotos publicado na fan page da prefeitura, click AQUI.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou na tarde desta segunda-feira (12) na Praça da Santa, no Centro Luziense, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial Contra a Exploração do Trabalho Infantil. 

As ações foram articuladas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), a comissão pró-Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes – CMDCA e o Conselho Tutelar.

Durante toda à tarde foram realizadas oficinas culturais recreativas pensadas na intenção de provocar as atenções das pessoas que participaram do evento quanto a questão do trabalho infantil.

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhares de pequenos brasileiros que são impedidos de vivenciar plenamente sua infância e de desenvolver aptidões próprias a sua idade. Desde meados da década de 1990 o Brasil vem desenvolvendo estratégias para a reversão deste triste quadro com resultados positivos, todavia ainda há muito o que se fazer até que essa violação dos direitos de crianças e adolescentes seja erradicada.

Em Santa Luzia do Paruá, o trabalho em idade precoce é visto com muita "normalidade", e nem chega a assustar o uso de mão de obra destes em catagem no lixão da cidade ou trabalhando em lava-jato, em construção, como vendedor ambulante, etc.
  
Tal realidade vem demandar por meio do envolvimento da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá o apoio e a parceria com os diversos segmentos sociais para que se possa proteger crianças e adolescentes do ingresso precoce na atividade laboral. 

Com o evento bem organizado pela Assistência Social e apoio da 'Escola Cleobeto', 'Escoal Laura Estrela' e Conselho Tutelar foi possível de se impactar uma mensagem de discordância a exploração das crianças no município. e as contribuições da gestão tem se tornado referência na defesa nas causas de sensibilização coletiva em campanhas de conscientização. Os alunos dos Cursos de Música e de Teatro, demonstraram talento e a satisfação em contribuir com encenação e show da 'Banda Cepcom'  e apoio do Irmão Filadélfia. As crianças puderam contar com a diversão liberada em brinquedos e a caracterização espontânea de voluntários que se vestiram de cores e distribuíram muita simpatia. 

A administração pretende dar toda sua dedicação ao Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, integrante do Sistema Único de Assistência Social -SUAS é tido como um dos fatores que influenciou na redução do trabalho infantil no Brasil por meio de ações de transferência de renda, atendimento das crianças e adolescentes no serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e trabalho social com as famílias.

As palestras foram determinadas pelas contribuições do Promotor Dr. Hamenon, do Psicólogo e Concelheiro do MDCA, a Conselheira Tutelar Gilvanete, o Diretor da 'Escola Carlino Alves' Adenilson Brandão, Dr. Mateus advogado do CREAS Psicóloga Farlany, Assessora Técnica Dra. Elizamar, Presidente do MDCA, Márcia Paz, Coordenadoras do AEPETI, Janes e 'Chaguinha'. Entre as participações especiais registrou-se as presenças da Secretária Antonia Costa e 'Zé Rubens junto com outros secretários, da Policia Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito da Cotran no apoio a segurança de todos.