terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Na Cidade Operária em São Luís, Católicos da 'Igreja Brasileira' celebraram com muita fé a XXVª Festa da Padroeira Santa Bárbara

Veja todas as fotos em nossa fan page no facebook, click AQUI.
Fiéis católicos celebraram na Cidade Operária, na Capital São Luís, mais uma festa dedicada a padroeira da Igreja Católica Apostólica Brasileira na citada localidade.

Em uma programação já bastante aguardada pelos moradores que residem próximos ao templo, a XXVª Festa de Santa Bárbara é uma tradição devocional que agrega muito valor a fé popular de alguns ludovicenses que conhecem à finco a ICAB.

Além de missas celebradas no horário da manhã e a noite, seguiram-se alternadas na programação que se encerrou na última segunda-feira (04), a Benção do Santíssimo Corpo Eucarístico de Nosso Senhor. a exibição de filme da vida e testemunho de Santa Bárbara, procissão, Oração da Alvorada, etc..

O templo honrado ao testemunho cristão de Santa Bárbara, integra o conjunto de outas construções sob a administração do Bispo Dom José Eustáquio Neto, que na ocasião celebrou também 40 anos de presença missionária no Maranhão. 

A Celebração Eucarística que finalizou a festa foi presidida pelo Padre Jocimar Sousa, Vigário de Teresina-PI. Dom José co-celebrou junto com o Padre Luís Gomes (da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Açailândia-MA) e com o Diácono Jefferson Mesquita (da Paróquia Nossa Senhora Menina, de Viana-MA). 

"A Festa de Santa Bárbara foi para mim a oportunidade de reencontro com as minhas raízes familiares muito ligadas a fé católica, por ocasião das devoções mantidas até hoje pela minha mãe. Agradeço muito por ter estado aqui", disse o Erivelton Cunha, que é morador no Bairro Cidade Olímpica e participou do festejo pela primeira vez. 

Sobre Dom José Eustáquio

O excelentíssimo bispo Dom José Eustáquio Neto é um dos continuadores de um trabalho de evangelização no Maranhão empreendido com muito desvelo pelos padres Adolfo Spósto e Antonio, ambos ordenados na década de 50, pelo próprio fundador da ICAB, Dom Carlos Duarte da Costa, para missões no Norte do país. (Veja mais no site da Igreja Brasileira, click AQUI).

Dom José é mineiro, e em 1977, ainda bem jovem veio passear no Maranhão. Pretendia ficar apenas uma semana, mas devido ao convite para liderar na ICAB, acabou cedendo com a condição permanecer só por algum tempo. Os dias foraam se passando, Dom José constituiu família com a Dona Lúcia, sua esposa, e aqui criou os filhos. Uma referência ao clero que foi ajudando a formar através da ICAB, a diocese comandada pelo bispo é modesta, mas com uma presença bastante consolidada em diversas cidades do estado por meio de paróquias, capelas e pontos missionários. "Vivemos anos difíceis de nosso trabalho religioso, mas foi gratificante poder levar a Palavra de Deus em meios a tanta gente esquecida pela sociedade. Mesmo em dadas circunstâncias encontramos a disposição de almas que se serviam de uma missa, as vezes celebradas em uma casinha de palha, cenário que muito nos aproximava ainda mais do Cristo que a bíblia no mostra", disse o Padre Luis Gomes, que é dos sacerdotes ordenados por Dom José e que já por longa data o ajuda na caminhada episcopal.