sexta-feira, 12 de julho de 2019

25º Santo Concílio da ICAB encerra sua programação e bispos visam atuações ao considerar o crescimento da Igreja fora do Brasil

O 25º Santo Concílio da ICAB - Igreja Católica Apostólica Brasileira, realizado em Brasília desde terça-ferira (09), encerrou sua programação oficial nesta quinta, e foi um sucesso, segundo os bispos que representaram a Diocese de Viana-MA.

O evento reuniu os bispos do Brasil, onde está a Sede Primacial e Administrativa, da Argentina, do Peru, do Paraguai, da Bolívia, dos Estados Unidos, das Filipinas, da Austrália, do Benin e também do México.

Visto como importante um marco de orientação da ação eclesial nos próximos anos, o concílio, soberano em suas decisões, elegeu bispos e coadjutores para as dioceses como as de Jaboatão dos Guararapes-PE, Fortaleza-CE, Cachoeira-BA e para Goiânia-GO. A eleição de Dom Antônio Duarte para a diocese de Sarandi no Paraná e de Padre Luís Fernando Bertol para Goiânia-GO, recebeu votação unânime do episcopado e surpreendeu muitos dos fiéis que estiveram atentos e em oração pelo sucesso do encontro. 

O bispo-presidente Dom Josivaldo Pereira, do Rio de Janeiro-RJ, foi reeleito, logo na na sessão de abertura do concílio e continuará no comando do Conselho Episcopal nos próximos quatro anos. 

A criação a Diocese de Lima no Peru, foi umas primeiras conquistas dos bispos do exterior, que também fizeram pautar sobre a realização de um concílio mundial, já previsto para 2020 nas Filipinas, com data ainda a combinar entre os membros do Conselho Episcopal – CE.

Outro tema que obteve o consenso entre os bispos foi a criação da Comissão de Formação do Clero Nacional e Internacional, e, de uma comissão para organizar o 1º Encontro Internacional de Diáconos.

A tarde desta sexta-feira (12), foi reservada as sagrações episcopais dos bispos de Benin, na África, e de outros dois bispos da Colômbia. Neste sábado (13), em Brasília, Padre Luís Bertol também receberá sua sagração. Toda a Igreja está de parabéns!

Sobre a ICAB

A Igreja Católica Apostólica Brasileira, fundada em Itapira-SP, pelo Padre Manoel Carlos de Amorim Correia (Veja), adquiriu natureza jurídica e sucessão apostólica legítima através de Dom Carlos Duarte Costa, em 1945, e atualmente conta com 49 dioceses no Brasil e países do exterior (Ver site/ICAB), onde milhares de fiéis realizam atividades religiosas e sociais.