O Hospital Macro Regional de Santa Luzia do Paruá realizou nesta quarta-feira (30), palestra alusiva ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
O evento foi articulado pela nova direção da unidade hospitalar, entregue a Dra. Marilãndia (na Direção Geral/Foto) e Dra. Giliane (como Diretora Médica). "Diante do quadro em que vivemos de Pandemia, muitos perderam seus parentes, adoeceram e continuam na luta, por isso a ação foi proposta para acolher colaboradores na luta contra o mal do suicídio", declarou a Diretora Geral do Hospital, a Dra, Marilãndia
g
Numa programação bastante interativa de formação e de dinâmicas que envolveram a todos os funcionários do hospital, um dos momentos de especial destaque se deu sob explanação didática conduzida pela Psicóloga Dra. Raira, que ouviu opiniões e repassou dados preocupantes que servirá de alerta, principalmente para os profissionais de saúde, importantes orientadores dos pacientes em momentos difíceis da vida. "A cada 35
segundos, uma pessoa morre vítima de suicídio por diversos motivos, mostram os dados da Organização Mundial de Saúde", lembro Dra. Raira.
g
As atenções da plateia focaram nas dúvidas quanto a uma postura mais humanizada com as famílias, diante dos casos de suicídio. A Dra, Raira listou sumariamente sobre o que não se deve fazer em casos atípicos de suicídio.
g
O evento contou com a presença do Prefeito Plácido Holanda que recebeu homenagens e foi presenteado com flores como forma de agradecimento por sua luta para que o hospital fosse inaugurado! Cerca de 100 profissionais de saúde da unidade participaram desta ação de culminância. P-A-R-A-B-É-N-S!