quinta-feira, 13 de abril de 2023

Conheça algumas obras do Pintor Luiz Neto e confira também um pouco da sua história e dedicação na arte visual luziense

Em nossa página é recorrente o ato de destacar santa-luzienses que oferecem legados para identidade local e neste sentido, o Professor "Irmão Luiz Neto", ocupa um lugar especial na arte de pintar, assegurando o seu lugar num cordão de elenco que inclui cantores, poetas, dançarinos, compositores, artesãos, entre outros.

A Galeria Cantinho da Arte

Vimos que a sua modesta residência localizada na Rua do Sol, n° 500, no Centro do Município, já não comporta o uso do termo "oficina de produção" (atelier), tendo em vista que todos os cômodos recebem os quadros que transmitem as impressões e a sensibilidade humana repassadas em 34 anos de ofício. 

A explosão criativa do Pintor Luiz Neto, nunca deixou manter preservada a abundância de opções da galeria doméstica, muito embora os interessados comprem suas telas com o fim de decorar seus ambientes valorizando um talento que é próprio do lugar.

Se considerarmos as obras produzidas que decoram e resignificam os diversos espaços luzienses, a pinacoteca particular, supera os mil quadros colecionados em tamanhos que variam de 2,10m (a 'Quebradeira de Coco') à micro-telas que medem menos que 1cm.

A temática da vida cotidiana do interior maranhense e principalmente a Região do Alto Turi, transcende uma mensagem positiva nos traços abstratos e realistas das cores vivas ou suaves de telas bastante ecléticas, ou seja, que faz uso de diversas técnicas que manejam desde a tinta à óleo ou acrílica até o uso de materiais recicláveis. 

Apontamentos biográficos

Um dos traços de personalidade que está associado ao Pintor Luiz Neto é a sua liderança na função de diácono na Igreja Assembleia de Deus da cidade luziense. O uso da voz na locução de eventos religiosos, precede a sua identificação notada entre os cerca 25 habitantes da cidade. 

Nativo de São Bernardo do Maranhão, o Pintor Luiz Neto fez os ensaios do ofício, ainda quando era simples pintor de paredes e letras comerciais, logo a pintura de quadros viria e isso veio a acontecer nos idos de 1989 e de forma mais requisitada, a partir de 1995.  

Luiz Neto é professor aposentado do estado e ainda está ativo no município.